Advertisement

Responsive Advertisement

Pessoas Abertas a Experiências Novas Lidam Melhor Com Conflito

O impacto positivo ou negativo dos conflitos sobre um grupo depende da personalidade de seus integrantes, mostra uma pesquisa recente

Por Ariane Abdallah

É do debate entre opiniões diversas que muitas vezes saem as melhores ideias e práticas – vários estudos já comprovaram essa tese. Porém, no fim de março, um grupo de pesquisadores analisou 117 profissionais, divididos em grupos de cerca de cinco pessoas, para entender como os conflitos impactam em uma equipe, de acordo com a personalidade de cada integrante dela.

O resultado foi bem claro: as pessoas com mais abertura a novas experiências e emocionalmente mais estáveis tiram mais proveito positivo das discordâncias. Na mesma proporção, as pessoas mais fechadas e emocionalmente instáveis em situações de conflito têm seu desempenho piorado.

Os mais abertos são os mais propensos a levantar questões e a encarar uma discussão franca. Também tendem a ser mais dispostos a assumir compromissos e mais flexíveis para mudar sua maneira de agir no futuro. “Eles falam sobre os problemas diretamente para os envolvidos. Podemos esperar que essas pessoas se envolvam em conflitos de forma transparente, construtiva, para resolver”, escreveu Alexander Fradera, consultor de RH e editor do blog The British Psychology Society’s Occupational Digest.

A pesquisa Ready to rumble: how team personality composition and task conflict interact to improve performance (Pronto para o que for preciso: como a personalidade do grupo e as tarefas conflituosas interagem para melhorar a performance) foi conduzida por Bret H. Bradley (da Universidade de Oklahoma), Anthony C. Klotz, Bennett E. Postlethwaite e Kenneth G. Brown e publicada no Journal of Applied Psychology. 


Fonte da imagem: Clique aqui


Postar um comentário

0 Comentários