Advertisement

Responsive Advertisement

Liderança Empreendedora


Por Soeli de Oliveira

É inegável a influência dos líderes na transformação da sociedade, mas poucos indivíduos colocados na posição de coordenadores de grupos estão motivados e preparados para desempenhar uma liderança empreendedora e transformadora, capaz de mobilizar os liderados para as mudanças necessárias na empresa ou na comunidade, com foco em resultados.

Motivação x Preparação

Entende-se por motivação o impulso à ação originado no interior do indivíduo que o leva a buscar no meio ambiente a satisfação de suas necessidades. Já o preparo é entendido como a formação adequada para exercer uma função com eficiência e eficácia.

O que é ser um líder empreendedor?

O líder empreendedor é focado em resultados. Atua como um agente de mudanças, levando os seus liderados à ação, esforçando-se por converter os seguidores em líderes de seus processos, em um ciclo contínuo e evolutivo. Para isso, utiliza intensamente e com diligência as ferramentas de comunicação e de feedback.

O que é comunicação?

Comunicação é um processo dinâmico e contínuo de transmitir e receber mensagens com o objetivo de afetar, alterar ou modificar o comportamento dos outros.

É a transmissão de ideias, sob as mais diversas formas, visando integrar uma equipe na compreensão e execução de atividades, a fim de atingir os objetivos propostos.

O que é feedback?

Feedback é um processo de ajuda mútua para mudanças de comportamento, por meio da comunicação verbalizada ou não entre duas pessoas ou entre pessoa e grupo, no sentido de passar informações, sem julgamento de valor, referentes a como sua atuação afeta ou é percebida pelo outro e vice-versa.

O exercício da liderança é revestido de certa complexidade para a maioria das pessoas. Não nascemos sabendo e as escolas regulares pouco ou nada ensinam sobre a arte da liderança. Aí reside a importância do diagnóstico e da criação de uma matriz de treinamento focado nas necessidades específicas de cada colaborador colocado na posição de liderança, aliado à visão do planejamento estratégico da organização. Também pode-se obter retorno mais rápido lançando mão da ajuda de um coaching executivo para acelerar a formação das chefias e os resultados proporcionados por tal processo.

Para contar com uma liderança empreendedora e transformadora, como os tempos atuais exigem, o caminho é proporcionar-lhes uma formação extraordinária.

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.
Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários