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Consumidor Não Confia Nas Mensagens Divulgadas Nas Embalagens

Mais da metade dos consumidores desconfiam que informações ambientais são maquiadas

Por Juliana Américo Lourenço da Silva

Os consumidores estão acreditando cada vez menos nas informações sobre responsabilidade ambiental, social e de atributos ligados à saúde nas embalagens dos produtos. Um levantamento realizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) junto com a Market Analysis mostra que, no caso de mensagens sociais, 67% acreditam em parte ou pouco no conteúdo divulgado.

Outros 64% dos entrevistados dividem a mesma opinião no caso das mensagens ambientais e 62% em conteúdos de sustentabilidade. Já 46% dos consumidores confiam totalmente nas mensagens sobre segurança e 40% nas de economia de recursos. Além dos altos números de compradores que não confiam totalmente nas mensagens divulgadas, 43% revelaram nunca ter visto alguma dessas mensagens, contra 24% que sempre percebem.

Maquiagem verde

As informações sobre a proteção ao meio ambiente são as mais percebidas pelos consumidores (53%). Porém, 53% deles desconfiam que se trata de greenwashing, ou uma maquiagem verde, e 36% são os mais críticos sobre o assunto.

Decisão de compra

Quanto à influência na decisão de compra, as mensagens com indicações de segurança e economia de recursos são as mais presentes, ambas com 46%. Em seguida, aparecem as de sustentabilidade, com 35%, as ambientais, com 32%, e as sociais, com 26%.

Os alimentos e as bebidas são os gêneros campeões em mensagens das empresas fabricantes, com 20% cada, seguido pelos produtos de limpeza (16%) e eletrônicos e eletrodomésticos (15%).


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