Advertisement

Responsive Advertisement

Como Viver Bons Relacionamentos


Por Prof. Menegatti

O Dr. David Rubin disse: “Os relacionamentos são como uma longa viagem em um minúsculo barco a remo. Se um dos passageiros começar a balançar o barco, o outro tem que estabilizá-lo. Caso contrário os dois afundarão juntos”.

Os relacionamentos, para serem bem-sucedidos, precisam iniciar pelo entendimento de que as pessoas são diferentes não só fisicamente. Se dois homens já apresentam grandes diferenças de comportamento, imagine um homem e uma mulher. Geralmente o homem é mais razão, orientado para seus objetivos e metas, e a mulher mais emoção, orientada para relacionamentos.

Você pode identificar um bom relacionamento observando o tratamento dado às pessoas. Listamos algumas considerações importantes que poderão ajudá-lo a ver se está no caminho certo para a construção de um relacionamento duradouro:

critique as ações sem criticar a pessoa: é possível que haja descontentamento e, com isso, passe a existir crítica, porém não faça nunca comentários ofensivos, do tipo “você é um burro”, mas sim que “você pode fazer melhor”. A crítica deve corrigir o que desagradou e não atingir o caráter da pessoa. Faça isso sempre e de uma forma amiga e gentil;

admita o erro se for preciso: as brigas começam por pequenos incidentes e vão tomando proporções que podem fugir do controle. É preciso ter em mente que para se terminar uma discussão é preciso ceder, sem julgamentos, mas em favor da harmonia do relacionamento. Quase sempre tudo acaba bem quando as pessoas se cumprimentam e se abraçam; 

adote uma comunicação clara: a maioria das comunicações que ocorre no dia-a-dia nos relacionamentos não é uma questão de vida ou morte, mas a falta dela é. Preste também atenção na comunicação não-verbal, pois tem vezes que a pessoa fala uma coisa, mas o seu semblante e sua postura dizem outra totalmente diferente;

é preciso doar-se: dar é importante em qualquer relacionamento; mais importante ainda é dar sem querer algo em troca, porque, ao esperar algo em troca, você poderá se frustrar e ficar triste pelo fato das reações não serem iguais às suas; 

• saiba perdoar: agora, se a pessoa te chatear com ou sem intenção, a única coisa que você tem a fazer é perdoar. Está escrito no Livro dos Livros, a Bíblia, em Mateus, 18:22, que se deve perdoar até setenta vezes sete se for preciso. O perdão é um estabilizador indispensável para pessoas imperfeitas como nós.

Saiba que o segredo de uma vida plena está na capacidade de se relacionar bem com o maior número de pessoas. 


Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança.
Fonte da imagem: gettyimage
Fonte do texto: desconhecida, caso alguém saiba a origem, favor nos avisar para damos os devidos créditos. (blogdocabra@hotmail.com)

Postar um comentário

1 Comentários

Iúri disse…
Olá Marcelo,

Sem dúvida ótimas dicas!
Na verdade muitas pessoas tem conhecimento disso, só não admitem que não vivem segundo esse padrão.

Fazer críticas construtivas, saber ouvir, ser companheiro em todas as horas, etc. Tudo isso é muito importante para que as pessoas sejam felizes em seus relacionamentos.

Abraços.