Advertisement

Responsive Advertisement

Dê um Harlem Shake na Sua Carreira!


Autor: Caio Lauer

Um dos termos mais buscados do Google, vídeos que, se somados, já têm mais de 175 milhões de visualizações no YouTube em poucas semanas e o mais novo fenômeno mundial da internet. Se você ainda não ouviu falar, com certeza, em breve, vai assistir a algum vídeo do Harlem Shake.

Como quase todo hit na web, pode parecer algo totalmente superficial e bobo, e realmente é! A ideia começou com 4 amigos fantasiados com temas bizarros como alienígena, super-herói japonês e samurai, fazendo uma coreografia em cima de uma música de Baauer, DJ e produtor norte-americano – resolveram gravar a bagunça e pronto! Viralizou na internet…

A canção de Trap (gênero de música eletrônica), começa em um tom tranquilo, quase monótono. De repente, a música chega ao ápice, com os graves fazendo qualquer um que escuta dançar e chacoalhar, como um boneco de posto. A mania já foi gravada por gente de todo tipo e lugar, desde membros do exército norueguês até agências de publicidade.

Aproveitando carona na nova febre, o Carreira & Sucesso conversou com Branca Barão, palestrante, especialista em comportamento humano, criatividade e inovação, e autora do livro “8 ou 80 – Seu melhor amigo e seu pior inimigo moram aí, dentro de você” para apresentar maneiras de sair do marasmo e apatia e dar uma verdadeira sacudida na vida profissional. Dê um Harlem Shake na sua carreira!

Deixe seu hemisfério direito trabalhar também!

A rotina, muitas vezes, acaba nos levando a viver como se estivéssemos sobre um trilho, seguindo em linha reta. A mesmice e o marasmo podem nos cansar a ponto de rezarmos para que a sexta-feira chegue mais rápido e a segunda, não chegue nunca. Nesse caso, a vida pode ficar bem chata! Acontece que, coisas simples como escovar os dentes com a outra mão, escolher um novo caminho para ir ao trabalho, aprender a dançar ou a tocar um instrumento, ir ao teatro, ler um livro de um tema que você não está acostumado, assistir a uma comédia ou até contar piadas para um amigo podem fazer com que seu cérebro se sinta no direito de “voltar a brincar”. Pensar passará a ser mais divertido e isso vai te tornando, pouco a pouco, mais inovador, mais criativo e muito mais inspirador no seu trabalho. E você sabe que uma ideia puxa outra, que puxa uma realização, que puxa outra mudança. E assim, você vai acabar descobrindo que assim dá para mudar a vida inteira. Você vai conquistar novos desafios e renovar até o mesmo ambiente de sempre e, de quebra, vai ganhar novos amigos se assumir essa nova postura, mais flexível e criativa.


Supere a inércia!

Lembra das aulas de física? O que está parado, tende a continuar parado. Isso vale para a nossa vida também. A grande dificuldade é dar o primeiro passo. Coloque-se em movimento. Estou falando do seu corpo, da sua mente, das suas ideias e do seu trabalho. Busque fazer mais, se exercitar, experimentar novas coisas e dar o “start” em tudo aquilo que você sempre se comprometeu, e está adiando há “séculos”. Comece aquela dieta hoje mesmo. Esperar a próxima segunda-feira significa permitir que a inércia permaneça. E isso vale para todos os seus objetivos: Conversar com seu chefe sobre aquela promoção, fazer aquela reunião com a sua equipe, criar aquele novo currículo, ligar para um possível investidor para sua ideia, marcar um café com aquele possível sócio, ligar para aquela garota, enviar aquele e-mail. Agora é o melhor momento para que a lei da inércia trabalhe a seu favor. Afinal, também faz parte dela a definição: O que está em movimento, tende a continuar em movimento.


Seja o primeiro!

Uma pista de dança, em toda festa, fica desconfortavelmente vazia até que algum “maluco” tenha a coragem de se aventurar e ir dançar primeiro. Depois que uma única pessoa está lá dançando, os outros vão com muito mais facilidade e quando você vê a pista está cheia. Gosto muito de pensar na coragem que temos que ter para dar esse primeiro passo. Imagine alguém que vai saltar de paraquedas. Agora imagine-se na porta do avião, com a porta aberta, olhando para o mundo lá embaixo, já devidamente equipado e na força da decisão que precisa ser tomada para que o passo fundamental seja dado para fora do avião em direção ao “nada”. Imaginou? Então, o primeiro tem que ter mais coragem, mas é isso que o faz tão especial. Seja o primeiro a entrar na pista de dança, a pular da escuna no mar, a levantar os braços em uma montanha russa, a cantar no videokê do churrasco, a convidar “aquela” pessoa para sair, a assumir mais responsabilidade na empresa, a chegar mais cedo ou sair mais tarde quando algo importante estiver acontecendo, a contar uma ideia na reunião mesmo sem a certeza de que a ideia é realmente boa. E verá um monte de gente vindo atrás de você, sem que precise chamar e quando você menos esperar estarão seguindo a sua coreografia e dançando no seu ritmo. E é assim que nasce um grande líder.


Deixe de se preocupar com o que os outros vão pensar!

Sempre que queremos fazer algo inovador, diferente e corajoso e nos perguntamos: O que será que vão pensar de mim se eu fizer isso? A resposta que teremos, de nós mesmos, não será muito encorajadora. De toda forma, seguir a opinião de todo mundo, significa não sermos nós mesmos e hoje acredito que essa é nossa melhor opção: A autenticidade, a espontaneidade, sendo assim, use o bom senso sempre, mas siga aquilo que acredita ser o certo e não o que te pedem. Tem uma frase que diz: Pedir desculpas é melhor do que pedir permissão. Quando queremos mudar algo na nossa vida ela se torna ainda mais verdadeira, porque o medo das críticas ou da rejeição nesse caso, pode funcionar como um verdadeiro freio de mão para os seus projetos. Uma frase Celta diz: “Trabalhe como se não precisasse de dinheiro, ame como se nunca tivesse se machucado e dance como se ninguém estivesse olhando.” Penso que só assim seremos o melhor que pudermos ser e chegaremos o mais perto possível de onde queremos chegar.


Cresça sem perder a graça!

Lembre daquilo que você respondia, quando era criança, para a pergunta: O que você quer ser quando crescer? Bailarina, astronauta, bombeiro, médico, professora, presidente, super-herói ou algo tão grandioso e realizador assim. Não importa. O que vale é traçar um paralelo entre o que você dizia, há tantos anos, que sonhava em ser e aquilo que você faz hoje. É mais fácil do que parece, é só encontrar a missão da profissão que significava a sua resposta na época e ver se dá para ser desenvolvida naquilo que você faz hoje. Educar, ensinar pessoas, formar uma equipe, salvar a vida de alguém, empreender, mudar o mundo. Se encontrou a forma de fazer isso, desempenhando a sua função de hoje, tenha certeza que tudo o que você precisa é direcionar aquele sonho para isso que você faz. Isso te fará descobrir a fórmula da motivação, aquilo que te faz fazer barulho e mostrar ao mundo o verdadeiro show que você é capaz de dar.

Postar um comentário

0 Comentários