Como o Empreendedor Deve Usar a Linguagem a Seu Favor

Usar os termos certos pode fazer toda a diferença na hora de uma venda

Por Priscila Zuini (Respondido por Millor Machado, sócio-fundador da rede social Empreendemia)

Para empreendedores que prestam serviço, mostrar que entendem bastante sobre sua área é essencial. Sem demonstrar credibilidade, o que levaria o cliente a acreditar que o profissional é capaz de executar aquele serviço com qualidade?

Em compensação, raramente o cliente domina os termos técnicos da área. Afinal, ele contrata o especialista justamente para que ele resolva o problema até o fim.

Por isso, ao invés de exibir todo seu conhecimento já na primeira conversa, foque em entender as expectativas do cliente da forma mais simples possível. Quando o cliente consegue te entender de forma clara, ele passa a confiar muito do que quando recebe uma enxurrada de termos técnicos que não fazem sentido.

Conforme o problema do cliente é bem compreendido, aí sim você pode especificar a solução usando termos mais técnicos. Além de ser útil para demonstrar que você possui um plano concreto de ação, quanto mais específica a proposta, menor a chance de problemas contratuais na hora do serviço ser entregue.

Por exemplo, se um cliente está precisando instalar uma rede wi-fi no escritório, comece a conversa perguntando mais informações sobre o ambiente em que a rede será instalada. Só depois que você realmente compreender a situação e mostrar as principais vantagens e desvantagens de cada opção, você pode indicar na proposta que será usado o roteador da marca ABC, modelo XYZ.

Antes disso, quanto mais o cliente conseguir te entender de forma clara, maior sua chance de fechar a venda.


Fonte da imagem: clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More