8 Jeitos de Descobrir a Cultura da Empresa

Especialista indica o que merece atenção na hora de descobrir se você está alinhado aos valores de uma empresa

Por Camila Pati

Estar alinhado à cultura de uma empresa pode fazer a diferença na hora de ser o escolhido pelo recrutador em meio a um processo seletivo. Mas para descobrir quais são as prioridades de uma companhia, para perceber em que medida você se encaixa nesta visão de mundo, não basta visitar o site e ler a missão e os valores declarados. “Nem sempre o que é declarado é a realidade”, diz Caio Brisolla, diretor da Marcondes Consultoria.

De acordo ele, muitas vezes aspectos que podem passar em branco - durante uma entrevista de emprego, uma visita à sede, ou durante a leitura de reportagens e relatórios – dizem, e muito, sobre a cultura de uma empresa para quem ainda não trabalha nela. Confira quais são eles:

1. Comportamento dos líderes

A cultura se manifesta no comportamento de quem está no topo da empresa. “Do discurso ao gesto”, diz Brisolla. Leia entrevistas com o CEO ou diretores da empresa e tente analisar a fala deles, como eles tomam as decisões e como gerenciam as pessoas.

Um colega ou conhecido que trabalhe na empresa também pode ajudar a descobrir o que é mais valorizado, se é o esforço coletivo ou individual e se a preocupação é com o crescimento a curto, médio ou longo prazo. “Se é um líder que só fala em resultado financeiro o foco é o curto prazo”, explica Brisolla.

2. Políticas da empresa

Ao procurar os relatórios oficiais publicados pela empresa é possível “pescar” também informações valiosas a respeito dos valores em destaque na empresa. Se você não encontrar nenhum relatório de sustentabilidade publicado, por exemplo, pode chegar à conclusão de que a empresa não valoriza isso, de acordo com Brisolla.

Da mesma forma, projetos sociais desenvolvidos pela empresa são indicadores de que ela é comprometida com a sua responsabilidade social. “Nas ações e políticas da empresa a sua cultura também se manifesta”, diz ele.

3. Código de ética publicado

A preocupação com a conduta dos funcionários fica clara na medida em que a empresa torna público o seu código de ética. Na entrevista também é possível descobrir a importância desse valor.

“O candidato que queira descobrir se a ética é valorizada pela empresa pode pedir para o recrutador citar quais foram os últimos desvios de conduta e se as pessoas foram punidas”, diz Brisolla.

4. Organograma

O organograma também pode revelar se a empresa tem uma cultura mais centralizadora ou não. “Quando você olha o organograma e percebe um monte de caixinhas, níveis hierárquicos, é sinal de que é uma empresa centralizadora”, diz Brisolla.

Uma empresa de porte médio, com cerca de mil funcionários, que apresente um organograma vertical com 200 cargos de liderança é uma empresa que valoriza a posição de chefia.

5. Portfólio de produtos e serviços

A preocupação com a inovação de uma empresa pode estar portfólio de seus produtos e/ou serviços. “Se é uma empresa que faz as mesmas coisas há 30 anos, ela não é muito inovadora”, explica Brisolla. Se você deseja trabalhar em um lugar em que a inovação é regra de ouro fique atento ao número de lançamentos feitos por ela nos últimos anos.

6. Layout da empresa

Na parede da sala de espera, o quadro indica a transparência e a comunicação como valores fundamentais promovidos pela empresa. Mas ao ser chamado para a entrevista você caminha por um labirinto de salas individuais fechadas, sem vidro.

Segundo Brisolla, desconfie do que “diz” o quadro na parede. “O layout da empresa diz muito se a comunicação flui e se é transparente”, diz Brisolla. Ambientes mais abertos, com as pessoas trabalhando juntas e salas de reunião envidraçadas expressam mais a preocupação com a comunicação e transparência.

Outro ponto que revela a cultura de uma empresa é o ambiente de restaurantes, diz Brisolla. Há empresas em que o restaurante que o presidente almoça é o mesmo que recebe todos os funcionários. Mas há outras em que não é bem assim.

“A empresa pode colocar como valor o respeito à diversidade, mas tem 5 tipos de restaurantes dependendo do nível hierárquico do funcionário. A cultura é diagnosticada no dia a dia, nas práticas e não no que está escrito”, diz Brisolla.

7. Rotatividade

É certo que cada setor tem a sua taxa de rotatividade própria, mas, de acordo com Brisolla, esse é um aspecto que também merece atenção.

“Se a cada dois anos a empresa troca seu quadro de funcionários, talvez as pessoas não estejam engajadas”, diz Brisolla. Este aspecto pode ser descoberto na entrevista de emprego ou com conhecidos que trabalhem na empresa.

8. Salários

Há empresas em que a remuneração variável responde por grande parte do salário. “Se é uma empresa agressiva, forte no pagamento de bônus é sinal que reconhece o desempenho, mas a variável é desempenho financeiro”, lembra Brisolla.

Se o bônus é em ações da empresa, a estratégia é reter funcionários. “Valor da ação tende a mudar conforme o desempenho da empresa e se vai mal, em última instância, é por conta do desempenho dos executivos”, diz Brisolla.

Mais do que um salário alto, para Brisolla, a possibilidade de ascensão na carreira e variação de cargos dentro de uma empresa é sintoma de uma cultura que valoriza o funcionário. “Muitas vezes o salário alto é uma estratégia de competição por talentos entre as empresas”, diz ele.


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