Advertisement

Responsive Advertisement

7 Segredos de Networking Que Desempregados Devem Saber

Está sem emprego e precisa da ajuda dos seus contatos profissionais? Veja 7 segredos que você precisa saber para ter novas oportunidades no mercado de trabalho

Para os desempregados uma das melhores oportunidades de retornar ao mercado de trabalho é investindo em um networking de qualidade. Contudo, esse tipo de recurso não é construído facilmente. Se você está em busca de um emprego mas não sabe como aproveitar os seus contatos profissionais, veja sete segredos que podem ser úteis.

1. Crie um mini-discurso

Você precisa saber o que dizer como apresentação quando conhecer algum possível contato profissional. Uma boa maneira de se preparar para isso é criar um “discurso de elevador”, que é uma introdução curta sobre você, com duração de 30 a 60 segundos. Essa é uma ótima maneira de vender a sua marca pessoal.

2. Saiba o que busca

Saiba o que você espera alcançar com a sua rede de contatos. Você pode estar fazendo isso pelo networking em si, para conseguir um emprego ou simplesmente para ganhar prática em conversas profissionais. Não existe um motivo certo, mas você deve saber com exatidão qual é ele. Pesquise para chegar a essa conclusão.

3. Seja você mesmo

Você já deve ter escutado esse conselho inúmeras vezes, portanto, confie nele. Embora pareça clichê, ser autêntico é um atributo que todos os empregadores e companhias valorizam.

4. Tente expandir a rede

Você precisa se lembrar que networking é, basicamente, conectar-se com pessoas. Para ter uma rede eficiente você precisa expandi-la. Não basta cultivar os contatos que você já possui, dedique-se a conseguir novos contatos. Isso vai ajudá-lo a conseguir conhecimento e talvez até mesmo um emprego.

5. Escute

Um bom networking deve ser baseado na troca de informações. Isso significa que você não deve simplesmente falar sobre si. Lembre-se de escutar o que os seus contatos têm a dizer. Seja sincero, não finja interesse. Preste atenção no que seus contatos dizem, alguma informação pode ser útil.

6. Faça perguntas abertas

Não é uma boa ideia fazer perguntas que sejam respondidas com “sim” ou “não”, isso não abre as possibilidades de diálogo. Ao invés disso, pense em questões abertas, que possam gerar algum tipo de conversa. Prefira perguntar coisas como “quem”, “o que”, “quando”, “onde” e “por que”.

7. Acompanhe os contatos

De que adianta se apresentar a diversas pessoas e não manter o contato? Lembre-se de fazer o famoso “follow up” para garantir que você esteja sempre no radar do seu networking. Contudo, não esteja interessado apenas no que os seus contatos podem fazer por você. Ofereça-se para fazer algo por eles também.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários