Advertisement

Responsive Advertisement

Empreendedorismo


Por Carmen Maria C. Namura


Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução de entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. O empreendedor é antes de tudo aquele que se dedica à geração de riquezas em diferentes níveis de conhecimento, inovando e transformando conhecimento em produtos ou serviços em diferentes áreas. Há dois atributos principais que caracterizam o empreendedor: o primeiro sua capacidade de desenvolver uma visão; o segundo, sua capacidade de persuadir terceiros com escopo de angariar recursos (materiais ou humanos) para concretizar sua idéia.

Vamos então definir essa coisa "moderna" que é o empreendedorismo. Moderna é apenas força de expressão, se dermos um passeio pela história, vamos constatar que sempre existiram empreendedores. Aqueles que tiveram uma visão e que a fizeram acontecer. Bem como, sempre existiram executivos e também os gênios criativos. Nosso trabalho será apenas o de adequar o que sempre existiu, usando uma linguagem moderna, apropriada aos tempos atuais.

Desta forma dizemos que empreendedorismo é a arte de empreender, (de em + do latim prehendere: tomar, agarrar, apreender). O que nos dicionários encontraremos como: tentar, iniciar, fazer uma coisa, um trabalho de certo vulto. Para empreendedor, encontramos sinônimos como: arrojado, realizador, ativo...

Mas, é claro, já temos uma imagem mental pronta para esta expressão, tanto se fala sobre isso que sabemos o seu significado. E, além disso, conhecemos, nem que seja de ouvir falar, pelo menos alguns nomes de grandes empreendedores.

Mas o que aqui nos interessa é saber se você gostaria de ser um deles. Não responda que sim tão rápido. O Brasil sem dúvida é um país de empreendedores, os das pequenas, dos médios e dos grandes empreendimentos, parece que é um talento nato do nosso povo. Porém, a vida de um empreendedor não é fácil, e ainda é preciso saber se você tem disposição para enfrentar as barras que acompanham esta opção. Alguns aspectos são comuns a todos os gênios da arte de empreender: ousadia, coragem para o trabalho árduo, dedicação quase que exclusiva para o trabalho, disposição para correr riscos, saber lidar com o fracasso, etc...

Agora pergunto: como você gostaria de levar sua vida, quais seus desejos, quais seus sonhos? Qual seu estilo de vida? Quais suas prioridades? Responda com calma. Ao definir ou redefinir (fazemos isto muitas vezes ao longo de nossas vidas), devemos levar em conta que nossa atividade profissional deve ser vivida com muito entusiasmo, pois é no trabalho que passamos a maior parte do nosso dia.

Não esqueça nunca que quem trabalha feliz empreende para si e serve como modelo para os que estão ao seu lado, para os seus filhos e é ainda fonte de riqueza e harmonia social.

Enfim todos devem ser antes de qualquer coisa EMPREENDEDORES DE SI.

Fonte: consultores.com

Postar um comentário

1 Comentários

Olá,

Sou da assessoria de imprensa da NewAge Software, desenvolvedora da
solução de gestão online Omie, voltada a pequenos e médios empresários.
(www.omie.com.br)
A companhia tem como causa defender e estimular o empreendedorismo no
Brasil, e por acreditar que seu blog e você também atuam em prol dessa
mesma causa, gostaria de iniciar um relacionamento que será pautado na
troca de informações sobre esse segmento e assuntos relacionados.
Inicialmente, queria presenteá-lo (a) com um pequeno brinde. Para tanto,
você poderia nos fornecer seu endereço, por favor?
Desde já, agradeço a confiança e me coloco à disposição para troca
de ideias, sugestões de pautas, fornecimento de dados etc.
Um abraço e Feliz 2013!

Tatiana Vasques - (11) 99107-8923