Advertisement

Responsive Advertisement

7 Possíveis Benefícios do Estresse

Se você pensa que o estresse só possui aspectos negativos e que não contribui em nada para sua vida, confira sete possíveis benefícios que ele pode trazer para sua capacidade mental e disposição

O estresse é algo muito ruim, não é mesmo? Ele pode servir como degrau para doenças mais complicadas, como a diabetes e a pressão alta, e também prejudica o equilíbrio emocional. Porém, será que o estresse é completamente maligno? Algumas pessoas pensam que não. A seguir, confira sete possíveis benefícios do estresse para sua vida.

1. Fortalece

Com certeza você já é familiarizado com a famosa frase de Nietzsche, "aquilo que não me mata, só me fortalece". Pois com o estresse, na maioria das vezes, a lógica é exatamente assim. Os problemas e adversidades que você enfrenta podem servir para muitas coisas, especialmente o aprendizado e amadurecimento, e não para a simples função do sofrimento.

2. Você evita a gripe

Outro "benefício" do estresse é a liberação de cortisol. Essa substância é prejudicial para diversas condições de saúde, mas, por outro lado, também serve como anti-inflamatório, o que significa que você tem muito menos chances de pegar um resfriado ou gripe.

3. Auxilia sua memória

O estresse pode fazer com que sua agudeza mental aumente, garantindo maior foco para períodos longos ou curtos de tempo. O estresse temporário, portanto, pode auxiliar a memória. Cuidado com o estresse crônico, já que esse pode contribuir para doenças como Alzheimer.

4. Ajuda você a tomar decisões

O estresse, e especialmente as situações que fazem com que você o experimente, são determinantes no sentido de tomar decisões. Problemas estressantes fazem com que você tenha muito mais clareza em enxergar aquilo que realmente importa e é necessário das coisas que são opcionais ou secundárias.

5. Evita a procrastinação

O estresse não permite que você procrastine. Você pode imaginá-lo como uma espécie de alavanca que empurra você para suas tarefas e o ajuda a completar mais coisas do que pensou ser possível em um prazo menor de tempo.

6. Um boom de energia

Uma carga repentina de estresse fornece um boom de energia muitas vezes inimaginável. Entre outras substâncias, o estresse libera adrenalina o que permite que você tenha um desempenho e resistência muito maiores e duráveis em determinadas tarefas.

7. Desenvolvimento e amadurecimento

O estresse e principalmente como as pessoas reagem a ele permite o amadurecimento como pessoa e, dependendo de onde ocorrer o problema, como profissional. Por piores que sejam as situações, você nunca saíra delas da mesma maneira que entrou e, na maioria das vezes, a decisão de como deseja crescer com esse problema é completamente sua. 


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários