Os Introvertidos Podem Ser Grandes Líderes?

O senso comum diria que você precisa ser extrovertido para ser bem-sucedido como líder de um grupo. Entenda por que este estereótipo é falho

Estereótipos também pode ser devastadores de sonhos. O senso comum no meio corporativo e entre os empresários é de que, para ser um bom líder, é necessário ser falante, extrovertido e sempre pronto para agir. Pois aqui fica um ensinamento histórico para a sua carreira. Quando Portugal estava para ser invadido pela França, em meados de 1800, por não haver respeitado o Bloqueio Continental francês contra a Inglaterra, a atitude mais sábia que Dom João poderia ter tomado foi postergar. Ele era um grande parceiro e aliado da Inglaterra, mas também não queria ser invadido pela França. Dom João “enrolou” os dois países o máximo que conseguiu, mostrando inteligência numa atitude aparentemente apática.

O segredo é saber fazer a sua psicologia e sua mente funcionarem para o que você quiser.

Introvertido e tímido

O primeiro passo é entender que vergonha e introversão não são as mesmas coisas. Vergonha é uma reação a condições e a introversão é a motivação. Extrovertidos por natureza podem ser tímidos. A vergonha pode ser superada, enquanto que não há razão para superar a introspecção, visto que ela é uma característica, não um defeito.

Na verdade, introvertidos trabalham melhor sozinhos, ao passo que, no caso dos extrovertidos, é o contrário. É simplesmente uma maneira diferente de agir. O problema é que, para o senso comum, é melhor ser extrovertido do que introvertido.

Como trabalhar bem sendo introvertido

Quando você conhece o jeito certo de trabalhar, acaba criando táticas para tirar vantagens das suas características. Por exemplo, se você sabe que vai ter que passar um dia inteiro rodeado de pessoas, garanta que você vai arranjar algum tempo para colocar suas ideias no lugar logo após.

Você pode escolher fazer reuniões com apenas uma pessoa. Além disso, será necessário escolher horários alternativos para repor suas energias. Talvez uma volta para pegar um café ou um almoço sozinho.

Na verdade, todo mundo precisa de um tempo para si. Pessoas introvertidas são, normalmente, mais racionais, porque refletem antes de falar. Além do mais, existem as pessoas que são introvertidas e nem sabiam que eram. Até ela passar um dia de trabalho sozinha para perceber o quanto rendeu comparado com os outros dias.

Introversão é uma característica como qualquer outra e a chave é se adaptar aos momentos, assim como fazemos todos os dias em diversas outras situações. Um traço de personalidade não deve desencorajá-lo de seguir sua carreira. Vá em frente!


Fonte da imagem: Clique aqui]

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More