10 Maneiras Simples de Motivar Sua Equipe

O crescimento de uma empresa só é possível por meio da motivação de uma equipe. Uma cultura positiva, uma liderança eficaz e a motivação dos seus colaboradores estão intimamente ligadas com o sucesso que sua empresa será capaz de alcançar. Entretanto, essas características só são possíveis em times unidos e bem entrosados. Saiba como facilitar esse processo e manter a equipe determinada a alcançar o sucesso.

1. Dê o exemplo

Seja um exemplo para os seus funcionários. Se você se dedica para entregar as tarefas no prazo e para alcançar metas propostas, seu time vai se comportar da mesma maneira. Já se você não tiver interesse em desenvolver a empresa, seu time seguirá pelo mesmo caminho. 

2. Insira o funcionário no todo

Não limite seus colaboradores a um trabalho específico. Embora seja importante deixar claro que cada um deles tem uma função pela qual será cobrado, mostre a cada um como realizar os demais trabalhos. Deixe claro onde cada parte do processo se encaixa, como ela é importante para a formação do todo e por que ela é necessária.

3. Seja responsável

Estabelecer metas nunca é uma tarefa simples, pois depende de diversos fatores. Mas, se o líder se mostra uma pessoa responsável e atenta aos objetivos, é muito mais fácil incentivar os colaboradores a fazerem o mesmo. 

4. Ofereça feedback

Não importa se é um retorno positivo ou negativo, você terá de fazê-lo. Faça com que todos encarem essa conversa como uma oportunidade de crescimento e não uma simples sessão de apontamento de erros. É fundamental que você seja rápido no feedback que for oferecer, especialmente se ele for negativo. Demorar muito pode fazer com que ele perca o sentido e enquanto isso o seu funcionário continuará cometendo o mesmo erro. 

5. Assuma as responsabilidades

Você não é o dono da empresa por qualquer motivo, você é a figura que está a frente da empresa, para os bons e maus efeitos. Deixe claro para os seus funcionários que você estará lá. Reconheça quando eles acertarem e procure identificar os problemas quando eles errarem. 

6. Dê recursos

Você não pode esperar um rendimento sensacional de um time que não tem recursos para exercer seu trabalho. Sejam ferramentas práticas, treinamentos, suporte intelectual e, em alguns casos, até mesmo emocional. Lembre-se de não ficar no caminho deles quando eles possuírem tudo que necessitam. Deixe-os crescer sob a sua supervisão não sob a sua tirania. 

7. Delegue tarefas

Cada integrante da sua equipe deve se sentir desafiado todos os dias. Ofereça cargas mais exigentes de responsabilidade a cada um deles, essa é uma maneira de mantê-los focados e incentivados a conquistar a sua confiança máxima. 

8. Comunique-se

A comunicação é essencial no meio corporativo. Não seja um chefe de meias palavras, não dê indiretas e desencoraje qualquer comportamento desse tipo. Os seus funcionários já têm muito com o que se preocupar para perderem tempo tentando descobrir o que você quis dizer sobre determinado assunto. Seja claro, não peça que eles descubram o que você gosta. 

9. Seja flexível

Não espere resultados rápidos, pode demorar um pouco até que a sua equipe encontre o ponto de equilíbrio. Os números não são os únicos indicadores de produtividade, portanto, não cobre com base nesse tipo de dados. Uma boa equipe precisa de liberdade para trabalhar, dê o espaço deles e procure guiá-los de acordo com as suas expectativas. 

10. Seja humano

Demonstre empatia, humildade e senso de humor para os seus funcionários. Você não deve ser temido e sim respeitado. Não queira ser uma máquina de trabalho e levar tudo muito a sério. O ambiente de trabalho pode ser divertido, desde que você seja agradável e simpático. Preocupe-se, apenas, em deixar claro que apesar do seu comportamento você ainda é o chefe.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More