Você Aceita Perder?

Autor: Bernardo Leite

O título pode remeter à um sentimento de resignação ou mesmo fracasso, mas ao contrário, dirige-se à um fato corriqueiro para os vencedores. Saber perder é um ato de sabedoria e que deve estar presente em todos os momentos de nossa vida.

Permitir que a vida continue evoluindo e desenvolvendo alternativas. A própria palavra desenvolver significa “tirar o que envolve”, descobrir-se, abrir-se para o novo e perder o que já foi, por mais importante que tenha sido. Uso uma figura de imagem para demonstrar o que quero dizer:

- Em uma encruzilhada tenho dois caminhos. O caminho A e o caminho B.
- Preciso escolher um dos dois. Começo a fazer uma análise das vantagens e desvantagens de cada um deles.
- Após análise me decido pelo caminho A.
- Mas ao iniciar o caminho A volto a pensar em algumas vantagens do caminho B, que não queria perder.
- Em dúvida, volto ao início e procuro o caminho B.
- Mas, nesse ponto, lembro que já havia escolhido o caminho A.
- Fico em dúvida à frente dos dois caminhos.

Há pessoas que ficam nessa situação a vida inteira. Até se darem conta de que “escolher é perder”. E a vida é feita de escolhas! Eis porque ressalto a importância de aceitar perder. É para desenvolver, crescer, ganhar.

Frequentemente, a “poda” é necessária para dar força e alimentar o potencial de possibilidades. Não podemos carregar tudo pela vida inteira. Temos que escolher, sempre.
No dia a dia pessoal e profissional sempre nos defrontamos com essa questão. Para caminhar pelos meandros administrativos, para conseguir a melhor negociação, para viabilizar uma ideia, para vencer, em última análise.

Decerto que temos que visualizar objetivos em médio prazo. O curto prazo é, por vezes, perigoso. Temos que agir rápido, com presteza, mas olhando para um horizonte mais longo. Entendendo onde essas ações nos levarão.

É sinal de maturidade, de habilidade e de sabedoria. E sinônimo de sucesso.

Experimente!


Fonte: Você aceita perder? | Portal Carreira & Sucesso 

Fonte da imagem: gettyimages

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More