Série SEU NEGÓCIO - O Empreendedor Precisa Ser um Superhomem


Para fazer a diferença, é preciso encontrar dentro de si a energia e a vontade de superar suas próprias limitações.

Eu sou o Superandré! Sem capa, sem identidade secreta, sem poderes especiais, sem atos de heroísmo. Eu sou o Superandré porque superei a mim mesmo em algum momento e continuo em um esforço constante de fazê-lo cada vez mais.

O filosofo alemão Nietzsche disse que para se tornar um superhomem, um homem precisa vencer seus inimigos e eles estão principalmente em seu interior: o medo, a indolência, a ignorância, a arrogância.

Estes também são os inimigos que o empreendedor deve enfrentar ao longo de sua trajetória.

Medo: de não agradar, de não ser capaz, de arriscar-se, de ousar, medo de fracassar. O medo imobiliza e impede que as pessoas atinjam o próprio potencial. Encontrar a coragem dentro de si é o desafio de todo empreendedor em inúmeros momentos.

Indolência: É preciso vencer a inércia, a preguiça, sair da zona de conforto, ir de encontro aos próprios sonhos. À visão, o empreendor precisa acrescentar a ação, pois só assim cumpre o que o caracteriza como empreendedor: a capacidade de mudar o mundo.

Ignorância: a única verdadeira limitação de um empreendedor é sua própria capacidade, sua competência. Para se superar, o empreendedor com um sonho grande deve utilizar todas as oportunidades de aprendizado: palestras, leituras, exposição a experiências culturalmente enriquecedoras, viagens, pós graduação, conversas com mentores, grupos de estudo, o que puder.

Arrogância: É uma ameaça constante, principalmente para aqueles que já atingiram um certo grau de sucesso. Os grandes caem porque se tornam arrogantes, perdem a humildade e passam a se considerar infalíveis achando que tem o toque de Midas, transformando o que tocam em ouro. A atitude arrogante pode fazer o empreendedor deixar de lado valores humanos maiores.

O Brasil e o mundo precisam de Superrodrigos, Superfernandas, Superfelipes, superhomens e supermulheres, pessoas como as outras que encontram dentro de si a energia e a vontade de superar suas próprias limitações e fazer diferença.

André Rezende é fundador e presidente da Prática Fornos, Empreendedor Endeavor desde 2008, e também escreveu sobre os caminhos e desafios para o crescimento.


Fonte: http://www.endeavor.org.br/
Fonte da imagem: gettyimages

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More