Coluna do FRED - Empreendedor Falcão


Empreendedor Falcão

O empreendedor dos tempos atuais, onde o mercado sofre mutações constantemente, vem se deparando com a necessidade de adaptação, comportamento este que já se tornou algo consciente devido à velocidade das mudanças e acessibilidade de informações, consequentemente a mudança de comportamento é voltado para estratégias de visão do futuro a curto, médio e longo prazo. 

A estratégia enaltecida no parágrafo anterior é de fundamental importância para a sobrevivência e competitividade de qualquer empresa dentro do ramo de atividade em que atua, pois tem como objetivo acompanhar o mercado realizando mudanças necessárias seja nos processos internos, nos produtos/serviços ofertados, nas parcerias realizadas com os fornecedores e nas ações promocionais de marketing como também estar atento às novas tendências. Porém é importante que as empresas tenham esta percepção e se preparem para o futuro, onde esta preparação está diretamente ligada a ‘colaboradores’ que apresentem comportamento empreendedor utilizando suas competências e habilidades. 

A visão do futuro é uma das várias competências que uma pessoa com o comportamento empreendedor deve ter para se diferenciar no mercado de maneira competitiva. No entanto, para ter tal competência se faz necessário possuir algumas habilidades onde elas eu equiparei com o falcão que retrata bem a necessidade para se atuar no mercado do século XXI. F – foco / A – alcance / L – liderança / C – criatividade / A – atitude / O – oportunidade. 

Assim, o Empreendedor Falcão apresenta habilidades que o diferencia perante os demais e digo mais, o mercado está de olho em pessoas com tal perfil. As habilidades externadas a respeito do Empreendedor Falcão demonstra controle nos processos e direcionamento nas ações que serão executadas nas atividades, objetivando customização e minimização de riscos voltados para uma solução positiva e de acordo com os interesses das organizações obtendo eficácia na sua finalização. 

Iniciando as habilidades do Empreendedor Falcão, temos o ‘FOCO’... Importante ressaltar que esta habilidade é indispensável para a realização de uma ação ou execução de uma atividade onde todos os esforços estão voltados para alcançar um objetivo, no entanto não posso deixar de alerta o leitor sobre o cuidado que se deve ter referente a priorizar atividades em grau de importância para a finalização positiva. 

Dando continuidade às habilidades, o ‘Alcance’ se refere aonde se quer chegar, entretanto o empreendedor deve conhecer seus pontos fortes e fracos para quando estabelecer a meta ter conhecimento que poderá alcançar, pois caso não aconteça às chances de se auto-desmotivar são grandes. Assim o estímulo para execução de ações ou atividades posteriores diminuirá de forma significativa ou deixará de existir. 

Já a ‘Liderança’ está ligada ao comportamento sendo um norte de extrema funcionalidade devido ao poder de persuasão aos demais componentes no trabalho em equipe permitindo com facilidade que todos trabalhem de acordo com a proposta sugerida devido à facilidade no acesso a transmissão de informação e facilidade na comunicação. Atualmente o empreendedor que faz total diferença é aquele que é considerado ‘Líder Situacional’, o mesmo independente da hierarquia e conhecendo a potencialidade dos subordinados permite o acesso à liderança de acordo com a situação e conhecimento de cada colaborador que compõe a equipe. 

Outra habilidade é a ‘Criatividade’ que se dá através da busca da informação, do conhecimento adquirido e aplicado e da observância constante do mercado permitindo desta forma a criação de ações e a busca constante da inovação com o intuito de agregar valor para a marca, produtos/serviços e/ou benefícios oferecidos ao cliente. Ao se falar em inovação é importante no contexto atual referenciar a ‘Inovação da Informação’. Hoje, considerada de baixo custo e com alto poder de penetração e resultado. 

A ‘Atitude’ refere-se também a comportamento como por exemplo: iniciativa, querer fazer acontecer, proatividade, comprometimento... Uma pessoa que apresenta esta característica procura sempre se antecipar aos fatos e possui coragem para assumir riscos tornando-a determinada e persistente. Comportamento este voltado para a busca de soluções e não focado no problema. 

E por fim, mas não menos importante a ‘Oportunidade’. O Empreendedor Falcão está antenado as mudanças, ele tem o conhecimento para avaliar quais momentos devem ser aproveitados em prol do avanço ou da otimização de uma atividade e/ou ação, ele tem a percepção sobre qual a melhor opção, enfim, o mesmo possui o poder de agir no intuito de se valorizar e valorizar a organização estimulando melhores resultados. 

Assim como o Falcão o Empreendedor Falcão tem uma visão ampla do seu território (mercado). Avalia as oportunidades objetivando calcular seus riscos para ter conhecimento do alcance das suas ações, no qual determina suas atividades em prol do sucesso das estratégias para se chegar à meta estabelecida.


Fred Liberato
Orientador / Gestor Empresarial

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More