10 Maneiras de Motivar Seu Time

Um time motivado é aquele que alcança as metas, surpreende pela criatividade, cria produtos e realiza ações inovadoras. Confira 10 dicas para motivas seu time

Motivação no time é essencial para o crescimento de uma área. Uma cultura positiva, uma liderança eficaz e a motivação dos funcionários estão intimamente ligadas com o sucesso corporativo. Estas características podem ser verificadas em times unidos e motivados. Porém, manter uma equipe neste nível de entrosamento não é uma tarefa fácil. Saiba como garantir isso.

Confira 10 maneiras de motivar seu time:

1. Ética trabalhista

Dê o exemplo. Se você se dedica para entregar as tarefas no prazo e para atingir as metas, seu time vai seguir o exemplo. Entretanto, se você for descomprometido, seu time será igual.

2. Situação real

Não deixe cada integrante do seu time ficar na pequenez da especificidade do trabalho de cada. Mostre para onde cada tarefa vai, por que ela é importante, por que ela é necessária. Mostre o todo e não apenas uma parte.

3. Seja responsável

O estabelecimento de metas nas empresas é sempre complicado, pois depende de diversos fatores. No entanto, quando o gerente se mostra responsável e atento a elas, é muito mais fácil de manter os outros integrantes da mesma maneira.

4. Feedback

Não importa se for um feedback positivo ou negativo. Ofereça-o e faça todos encararem-no como uma oportunidade de crescimento, e não uma “perseguição” do chefe. E não espere muito para dar um feedback, principalmente se ele for negativo. Se não, ele ficará sem sentido e não terá o efeito de aprendizado.

5. Assuma responsabilidades

Entenda que você não é o gestor do seu time somente para ganhar um salário mais alto do que eles. Portanto, para mantê-lo motivado, é necessário alguns sacrifícios. O mais importante de todos: promova o trabalho deles quando eles acertarem e leve a culpa por eles quando eles errarem.

6. Forneça

Não adianta esperar que seu time seja excepcional se você não fornecer a eles o que eles precisam. Ferramentas, treinamentos, suporte intelectual e até emocional. Em seguida, saia do caminho e deixe-os trabalhar.

7. Responsabilidade

Em geral, cada integrante deve ser desafiado todos os dias. Portanto, oferecer uma carga um pouco mais alta de responsabilidade do que ele já está acostumado é uma boa forma de ter um time eficiente e focado.

8. Comunicação

A comunicação é essencial no meio corporativo. Portanto, não deixe palavras no ar, nem dê indiretas, ou coisas do tipo. Seus funcionários já têm muito que fazer e no que pensar. Não faça com que eles tenham que, além de tudo, refletir sobre o que você gosta e o que você acha bom.

9. Flexibilidade

A efetividade do seu time nem sempre é tão visível assim. Números não são exatamente indicadores diretos de produtividade. Seja flexível. Não espere que todo mundo tenha que, exatamente, trabalhar em grupo. Eles também necessitam certa liberdade para darem seu melhor.

10. Seja humano

Mostre empatia, humildade e senso de humor. Você não precisa (e nem é saudável) ser uma máquina. Trabalho também pode ser divertido. Seja agradável e simpático, quando possível.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More