Advertisement

Responsive Advertisement

Contrate Alguém de Quem Você Não Goste


Por Marina Ribeiro

Como você costuma conduzir os processos de seleção na sua empresa? Pede indicações de funcionários? Contrata amigos? Ex-alunos da mesma faculdade que cursou? Pensa em contratar pessoas com quem não tem afinidades?

Saiba que a consultora de RH Suzanne Lucas, colunista do portal All Bussiness, defende que você contrate alguém de quem você não goste. Acompanhe o raciocínio e veja o porquê.

Muitas vezes, quando se procura um novo funcionário, o mais importante é o “ajuste”. Ou seja, você pode treinar quase qualquer pessoa que tenha um certo nível intelectual e alguma experiência básica no campo para fazer o trabalho, mas é absolutamente necessário escolher alguém que se encaixe na cultura da empresa.

Isso é extremamente importante – ter alguém que não se dá bem com o resto do grupo ou que não compartilha dos mesmos ideais pode causar caos e tensão e tornar a vida no trabalho desagradável.

Por causa desta ideia, os gestores frequentemente procuram em um empregado as mesmas qualidades que buscariam em um novo amigo. Mas amigos são diferentes de funcionários, e a distinção é fundamental para o seu negócio.

Para Suzanne, pode ser necessário ter no time alguém que não pense como você, não goste do que você gosta e não ria das suas piadas. Por quê? Porque, se você e sua equipe estão de acordo em tudo, vocês vão olhar para as coisas do mesmo ponto de vista. Assim, estarão mais propensos a perder alguma coisa – talvez algo importante para seu negócio.

Você precisa de alguém que tem algumas experiências diferentes das suas. Alguém que possa explicar que nem todos os clientes amam o que você ama. Que possa trazer qualidades e perspectivas que faltam na sua personalidade.

A contratação de alguém de quem você não goste, é claro, significa que você provavelmente não vai ser o melhor amigo dessa pessoa. Não vai querer passar fins de semana juntos ou convidar a família dele para uma festa.

Bom, a maioria dos funcionários não está procurando isso de qualquer maneira.

É importante lembrar que isso não significa que você deva contratar alguém só porque é diferente. Como qualquer outro candidato, é preciso que tenha qualidades, experiência e conhecimento para fazer o trabalho. E seu novo contratado precisa se dar bem com todos – diferente não significa desagradável.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários