Advertisement

Responsive Advertisement

10 Dicas Para Lidar Com Críticas Negativas

Se você é do tipo de pessoa que não sabe responder a uma crítica, pode passar por dificuldades ao longo da sua carreira. Confira 10 dicas valiosas para aprender a se sair bem dessa situação

Receber críticas nunca é fácil, mesmo que seja uma construtiva. Isso faz com que você se sinta ofendido e em muitos casos o primeiro impulso é responder de maneira mal educada. Entretanto, isso não contribui em nada para o seu desenvolvimento e ainda cria uma imagem ruim sobre você. Saiba como responder a uma crítica negativa mesmo que ela seja injusta.

1. Seja cuidadoso e atencioso

Assim que receber a crítica, procure processar o que a pessoa está tentando dizer a você. Seja ela por escrito ou dita frente a frente, não responda de imediato.

2. Reflita sobre o assunto

Reserve um tempo para refletir sobre o que foi dito. Pense se a crítica que você está recebendo tem fundamento ou se a acusação é injusta. Isso será fundamental para que você decida como agir daqui por diante.

3. Reúna-se com o crítico

Se depois de analisar a situação e os fatos você chegar à conclusão de que recebeu uma crítica sem fundamento, marque uma reunião com a pessoa que tocou no assunto para discutir o mal entendido. Se as críticas forem relacionadas a uma falha com grandes consequências, se desculpar é uma ótima ideia. Seja honesto e diga os motivos pelos quais errou.

4. Reconheça os erros

Mesmo uma crítica infundada deve conter pontos corretos na sua avaliação. Antes de tudo é fundamental que você os reconheça. Se você for capaz de admitir que também tem defeitos, dificilmente será pego de surpresa com alguma afirmação.

5. Use exemplos

Use exemplos claros e situações reais para mostrar à pessoa que criticou você por quais motivos aquelas acusações não se aplicam. Demonstrando como as coisas aconteceriam em uma situação prática você aumenta a chance de que ela entenda o seu ponto de vista.

6. Aprenda com isso

Se você percebeu que a crítica foi justa e que você falhou em determinada situação, não fique se culpando eternamente. Aceite os seus erros e aprenda com eles.

7. Peça ajuda

Converse com o seu chefe ou com os colegas de trabalho e peça ajuda para melhorar os pontos negativos apontados sobre você. Isso mostra humildade e vontade de melhorar.

8. Desculpe-se

Se as críticas forem relacionadas a uma falha com grandes consequências, se desculpar é uma ótima ideia. Seja honesto e diga os motivos pelos quais errou.

9. Seja objetivo

Não se estenda muito no assunto ou fique dando voltas até abordá-lo. Mantenha um tom cordial, mas lembre-se de qual é o seu objetivo naquela conversa. Diga o que tem a dizer e finalize sua participação.

10. Não tente ser o dono da razão

Seja uma crítica justa ou não, você deve entender que as pessoas pensam de maneiras diferentes. Não tente ser o dono da verdade, simplesmente dê a sua opinião. Uma reunião para discutir críticas não é o momento de evangelizar alguém, lembre-se disso. 


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários