Foco e Ação: o Segredo Para Alcançar Grandes Resultados


Qual é o seu estado atual e qual seu estado desejado profissionalmente? Acredito que ao começar com essa reflexão seja possível fazer um breve mapeamento de sua carreira. E se você busca ir além, com certeza deseja muito mais do que já alcançou até então. Neste momento entra a segunda questão – Você sabe como alcançar suas realizações?

Em todos os níveis e carreiras, como para todo e qualquer profissional que ambicione crescimento, encontrar o melhor caminho para ascender a uma vida profissional bem-sucedida é sempre o objetivo comum. É certo que para alguns, isso vai se tornando mais claro a medida de suas experiências, resultados, erros e acertos. Entretanto, para outros, é essencial ter o apoio de uma orientação profissional, neste processo de autoconhecimento e evolução.

Para o Master Coach Senior e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, José Roberto Marques, para alcançar o sucesso profissional e obter os resultados esperados, é preciso fazer um planejamento de carreira em sintonia com suas metas pessoais. "É preciso ter foco, e saber com clareza o que deseja, para com isso, poder agir e direcionar efetivamente e de forma assertiva seus esforços", alerta.

Também autor do livro Coaching de Carreira, o presidente do IBC apresenta dicas e questionamentos valiosos para quem deseja não apenas uma orientação profissional, mas também uma nova carreira. Segundo José Roberto, em primeiro plano, é essencial fazer uma revisão e Avaliar, de fato, o que realmente é importante para você. Dessa forma, fica mais fácil focar naquilo que você deseja realizar profissionalmente, identificar e descartar o que pode atrasar estas realizações.

O Poder da Autoavaliação

Veja cinco dicas de perguntas do Master Coach Senior que podem ajudá-lo (a) no processo de autoconhecimento para o melhor direcionamento da sua carreira. Segundo ele é importante questionar-se profissionalmente, e saber:

1) Faço aquilo que gosto?

2) Obtenho resultados significativos em meu trabalho?

3) Sou percebido (a) como alguém que traz resultados?

4) Se não, o que posso fazer para mudar isso?

5) Quais são meus desejos em termos pessoais e profissionais?

Após fazer esta autoavaliação, e obter as respostas, liste e eleja prioridades. E com base nos cinco primeiros itens da sua lista, você já pode traçar um plano de ação consistente. "É importante também ressaltar que dar atenção para todas as razões, sejam concretas, como obter melhores salários, ou emocionais, relacionadas à busca por satisfação, por exemplo, e querer eleger muitas metas pode acabar por desviar seu foco. A dica é focar numa coisa de cada vez", destaca José Roberto.

Quer mudar de carreira? Faça seu plano de ação
Para fazer um plano de Ação eficiente a primeira coisa é identificar o que realmente gosta de fazer. Depois é preciso coletar o máximo de informações sobre a profissão desejada, o mercado e a remuneração média oferecida.

Também é o momento de avaliar as competências necessárias para atuar no novo segmento e qual é o tipo de capacitação necessária. A necessidade de qualificar-se para as novas funções é um dos fatores que tornam a mudança complexa, e por vezes até dolorosa. Prepare-se financeiramente também!

"Lembre-se que iniciar uma nova vida profissional ou redirecionar a carreira faz parte de um processo de amadurecimento e também de realização pessoal. Identifique seus objetivos, planeje cada passo, mantenha o foco, aja efetivamente, tenha paciência e avalie sempre seus resultados", finaliza o Master Coach Senior.


Fonte da imagem: clique aqui

1 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More