Chega de Perder Tempo!

por Ana Luiza Jimenez

Tempo é dinheiro? O famoso ditado pode ser mais uma regra do sistema capitalista do que uma verdade absoluta. Porém, não podemos negar que quem consegue planejar atividades e organizar o tempo vive uma vida mais tranquila. Além disso, profissionais organizados e produtivos são extremamente valorizados no mercado.

"O ritmo alucinante das mudanças, a avalanche de dados e informações, a pressão do mercado para se produzir mais, com menor custo e tempo possíveis, reforçam a necessidade de gestão compartilhada e produtiva do tempo”, explica Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting.

Segundo Barbosa, existem alguns comportamentos que são inimigos do uso inteligente do tempo. Confira abaixo quais são eles e avalie se você se encaixe em alguma das situações.

Ausência de planejamento – Por não estabelecer prioridades, o profissional não consegue se planejar e, consequentemente, acaba atolado no trabalho.

Procrastinação – a famosa mania de deixar tudo para depois.

Ausência de foco - O profissional acaba acumulando várias obrigações e tenta resolver tudo ao mesmo tempo. O resultado é sempre uma pilha interminável de coisas para fazer.

Falta de concentração na tarefa em execução – O profissional deixa problemas pessoais, conversas paralelas e acesso às redes sociais prejudicarem sua produtividade no trabalho.

Acomodação que gera desmotivação – Muitos profissionais não buscam fazer mais do que o estritamente necessário, o que resulta em um ciclo vicioso de acomodação e desmotivação.

Refém da tecnologia – É claro que os computadores e smartphones podem ajudar na rotina de trabalho, mas checar a caixa de entrada do e-mail pessoal de 5 em 5 minutos é prejudicial para a organização do tempo.

Uma dica do especialista para se organizar melhor é classificar as atividades do dia de acordo com o quadrante do tempo, separando as tarefas por nível de prioridade: Crises (importante e urgente), Urgências (urgente, mas não importante), Planejamento (importante, mas não urgente) e Rotina (nem importante e nem urgente).

Está cansado de sempre ter milhares de coisas para fazer e nunca conseguir terminar tudo a tempo? Então, confira abaixo como otimizar o tempo e ficar muito mais tranquilo!

- Estabeleça prioridades
- Classifique atividades que são importantes e urgentes
- Evite acumular funções que não sejam suas
- Discipline reuniões e horários para conversas
- Separe um horário específico para usar o celular ou e-mail pessoal


Fonte da imagem: Clique aqui

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