Advertisement

Responsive Advertisement

As 8 Regras Para um Almoço de Negócios Bem-Sucedido


Se voltarmos um pouco no tempo – apenas alguns anos –, vamos perceber que os famosos almoços de negócio aconteciam com muito mais frequência. Esse tipo de evento funcionava para todos os propósitos: uma oferta, a formação de uma parceria ou mesmo a assinatura de um contrato.

Hoje em dia esse tipo de reunião não é mais tão comum, já que a tecnologia permite resolver todos os problemas citados acima de maneira muito mais rápida e confortável. Mas em alguns casos os encontros cara a cara não devem ser ignorados.

Faz toda a diferença se encontrar pessoalmente com um cliente e isso pode, inclusive, tornar o seu trabalho ainda mais valioso. Mas, para isso, é preciso que você saiba como se comportar nessas situações. Confira 8 dicas que podem ajudar.

8 regras para um almoço de negócios bem-sucedido:

1. Faça o convite certo

Almoçar com um cliente, um parceiro em potencial ou mesmo com um de seus funcionários pode ser mais proveitoso do que uma reunião num ambiente formal, como o escritório. Sair desse ambiente cria uma atmosfera mais relaxante. Portanto, ao convidar alguém para almoçar com você, seja respeitoso independente da posição que essa pessoa ocupa. E lembre-se de respeitar os horários dela.

2. Saiba quem escolhe o lugar

Se você está convidando alguém para o almoço sugira algumas opções e deixe que a pessoa escolha. Se ele não se importar com o lugar, a escolha é sua. Mas seja cuidadoso e certifique-se das preferências do seu convidado. Não leve o seu convidado para um restaurante japonês sem saber se ele come esse tipo de comida. E se a escolha for da outra pessoa, não se esqueça de parabenizá-la pelo lugar selecionado.

3. Escolha a mesa certa
Sempre conheça a disposição do restaurante, você pode fazer isso chegando lá um pouco mais cedo. Dessa maneira você saberá qual mesa escolher dependendo da movimentação do restaurante e do assunto que pretende tratar. Se for um almoço de comemoração ou para tratar de algum assunto informal, por exemplo, não há nada de errado em escolher uma mesa mais no centro do restaurante, perto da movimentação. Já se o assunto for sério, prefira ambientes mais reservados e silenciosos.

4. Saiba a hora certa para falar de negócios

Uma das dificuldades oferecidas pelo almoço de negócios é saber a hora certa de entrar, de fato, nesse assunto. Não existe uma regra que diga que a melhor hora para começar a tratar de negócios é quando chegar o prato principal, você vai precisar estar atento ao momento certo. Uma boa dica é perceber quando a conversa está ficando menos social; comece perguntando sobre o negócio ou a carreira do seu convidado e daí parta para os seus interesses.

5. Evite as bebidas alcoólicas

Se você convida alguém para almoçar e tratar de assuntos relacionados aos negócios, provavelmente é melhor deixar a bebida de lado. No entanto, seu convidado pode não pensar assim e pedir algo. Uma boa dica, nesses casos, é deixar que ele peça primeiro e seguir a sua deixa. No entanto, procure manter em mente que se trata de um almoço profissional e tanto você quanto o seu convidado devem manter a compostura.

6. Saiba como lidar com a conta

Se você está convidando alguém para almoçar essa pessoa espera que você pague por todas as despesas, isso é comum. O que você deve fazer é agir naturalmente. Não faça caras e bocas ao ver a conta e não interrompa a conversa com o seu convidado ao pagar. Tenha certeza de que quando você for o convidado, alguém arcará com as despesas.

7. Desligue o telefone

Você pode ser uma pessoa ocupada, com um milhão de problemas para resolver e com horário contado para cada um dos seus compromissos, mas não deve deixar que o seu convidado perceba isso. O tempo reservado para discutir os negócios durante um almoço deve ser reservado exclusivamente para isso, portanto, deixe o telefone de lado.

8. Divirta-se

Lembre-se de que embora o almoço tenha como objetivo tratar de assuntos relacionados aos negócios você pode ter um almoço divertido. Seja você mesmo, essa é a principal razão para que a reunião não esteja acontecendo no escritório.
Fonte: Santander Empreendedor
Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários