Coluna do Fred - EMPREENDEDOR: Por um Mundo Sustentável


EMPREENDEDOR: Por um Mundo Sustentável

Todos nós conhecemos o papel do empreendedor, habilidades que o torna competitivo, sua visão e características. E desta forma, não poderia ser diferente a preocupação do mesmo em relação à situação ao qual vivemos referente ao planeta (desmatamento, camada de ozônio – aquecimento global, poluição dos rios, lagos e mares, extinção de animais, esgotamento de recursos entre outros inúmeros processos). Neste sentido o empreendedor, pessoas que possuem comportamento proativo e focado na ação em prol de um retorno positivo e rentável de maneira ‘limpa’, saiu na frente e abraçou a causa com o propósito de levar métodos sustentáveis para as empresas e/ou processos com o objetivo de melhoria contínua. 

A nova fase do Século XXI está diretamente ligada a ‘sustentabilidade’ e assim o empreendedor como exemplo comportamental positivo e dirigido ao assunto está aprendendo a ganhar dinheiro e ajudar o planeta com este novo conceito. É bem verdade que há pouco tempo atrás todos não se preocupavam com o contexto e observava á distância e com receio, no entanto, a ‘causa verde’ vem se mostrando cada vez mais forte e presente devido a novas necessidades do planeta que atinge todos os seres a que dele depende, até porque as pessoas têm um papel indispensável e responsável pela saúde da matéria-prima ao qual é extraída da Terra. 

A nova metodologia orienta empreendedores a lucrar mais poupando recursos naturais ‘finitos’. Os negócios atuais são elaborados ou adaptados para realizarem suas atividades nos processos internos e externos colaborando com o meio ambiente e permanecendo competitivos e rentáveis. 

Outro valioso ponto a ser considerado é a conscientização da população e assim o crescente apoio e colaboração de sua parte. Na visualização das empresas que estão apoiando a causa e direcionando seus esforços, estes comportamentos as tornam competitivas no mercado altamente acirrado e assim apresentam vantagens mercadológicas. 

A força e o entusiasmo de fazer acontecer, que considero o principal comportamento das empresas empreendedoras, estão auxiliando na conscientização de todos, pois vem mostrando resultados e assim a possibilidade de mensurar o retorno das novas ações tendo sua base na sustentabilidade – jeito de viver capaz de assegurar continuidade da vida para todos. 

Hoje a empresa sustentável tem sua visão em suas ações, processos e atividades como sobrevivência e prosperidade para um curto, médio e longo prazo. A maneira a ser administrada é a orientação econômica, social e ecologicamente correta. Desta forma, estas empresas que apostam nas novas tecnologias visando estratégias sustentáveis estão oportunizando melhorias gerais e ganhando respeito e preferência da população. É garantido que, empresas que estão apenas preocupadas em questões econômicas serão extintas caso não mudem de visão e valorizem a sustentabilidade. 

É perceptível a crescente movimentação relacionada à iniciativa dos empreendedores em adotar um comportamento pró-ativo direcionado para a ‘sustentabilidade’. Os gestores estão cada vez mais se dedicando a inovar suas atitudes e ações valorizando novos métodos e estimulando atividades voltadas para o bem-estar do meio ambiente! 

Enfim, o que há algum tempo atrás e não tão distante era tendência agora é realidade. A tendência sustentável é o hoje! E agora! E os empreendedores de visão que perceberam a ‘nova fase’ estão aplicando no seu dia a dia um novo comportamento explorando oportunidades visando crescimento das futuras gerações da organização.


Fred Liberato
Consultor Empresarial



3 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More