Advertisement

Responsive Advertisement

Adaptar-se é Preciso

Martha Gabriel destaca que empresas e profissionais precisam acompanhar as mudanças que têm transformado o marketing nos últimos anos 

É fato que muitas mudanças estão transformando o marketing na atualidade, mas a agilidade com que elas ocorrem é cada vez maior. Na opinião da coordenadora do MBA em Marketing da HSM Educação, Martha Gabriel, essa velocidade é um ponto que merece a atenção de profissionais de marketing e das empresas, já que afeta todas as áreas do saber.

Uma das principais mudanças, na visão da especialista, é a transformação do público-alvo, que deixa de ser simplesmente “alvo” (ou passivo) para ser um gerador de conteúdo e de mídia. Desta forma, torna-se participante ativo do processo de marketing. A segunda alteração importante é a proliferação de recursos tecnológicos, que afetam as decisões em torno da criação de produtos, plataformas de preço, praça e comunicação. “São transformações catalisadas pela mobilidade, que tem se popularizado no Brasil desde o final de 2011”, explica Martha.

Multidisciplinaridade e integração de plataformas

Segundo a coordenadora, a evolução tecnológica exige que os profissionais sejam multidisciplinares e que trabalhem em equipe, porque hoje ninguém consegue saber tudo de tudo. Um exemplo é a mensuração de mídias sociais, mobile, busca e web presence, entre outras ferramentas do ambiente digital, que passa a ser importante para os ajustes de ações em tempo real. Neste ponto, ela ressalta a importância de contar com equipes técnicas de monitoramento e de análise de dados para que seja possível elaborar estratégias a partir das informações. “Isto passa a ser essencial e deve fazer parte dos processos da empresa”, alerta.

Outro ponto que afeta a rotina das empresas, segundo Martha, é a integração das plataformas tradicionais offline com as emergentes online. Ela diz que isto deve ser observado como uma necessidade dentro das organizações. “Se o público e o ambiente mudaram, as empresas também precisam acompanhar essas transformações. Quanto mais rapidamente o cenário se transforma, mais as empresas precisam ser ágeis em seus processos de adaptação para sobreviver no mercado”, diz a especialista da HSM Educação. 

Como adaptar-se às mudanças?

Martha acredita que o caminho é o da educação e da colaboração. “A mudança acelerada do ambiente requer profissionais antenados, que aprendam o tempo todo e se preparem para mudar constantemente”, afirma, comentando que a primeira atitude, neste sentido, é investir na educação continuada – tanto formal quanto informal – que se transformou na principal “arma” para a adaptação.

O segundo recurso que as empresas podem adotar, segundo a coordenadora, é a colaboração, já que quanto mais fragmentado e múltiplo é o cenário em que se atua, mais se depende dos outros para o alcance de metas e viabilização do sucesso da organização. “Hoje ninguém consegue dominar tudo. Mas com uma equipe de pessoas que possuem conhecimentos distintos e unem esforços e competências em torno de um objetivo comum, as empresas podem obter resultados surpreendentes”, conclui Martha.


Postar um comentário

0 Comentários