Advertisement

Responsive Advertisement

5 Dicas Para se Tornar um Bom Vendedor (mesmo sendo tímido)

Livro mostra como é possível ser um corretor de imóveis bem sucedido apesar de introvertido e sem a menor intenção de vender a própria alma

Por Amanda Previdelli

A imagem estereótipo de um vendedor é aquela pessoa extrovertida, sociável e que se dá bem com todo mundo, certo? Mas o que acontece quando alguém quer seguir uma carreira em vendas e não tem necessariamente essas características?

Jennifer Allan se considera uma pessoa introvertida, e ainda assim é uma vendedora bem sucedida. Como corretora de imóveis, ela ganha em média 200 mil dólares anuais. E escreveu um livro com dicas para aqueles que querem seguir essa carreira sem, como ela diz, “vender sua alma”.

O livro Sell with Soul: Creating an Extraordinary Career in Real Estate without Losing Your Friends, Your Principles or Your Self-Respect (Venda com Alma: criando uma carreira extraordinária em vendas de imóveis sem perder seus amigos, princípios ou auto-respeito, em tradução livre) é um guia para quem está entrando no setor imobiliário e não quer recorrer aos velhos preceitos de vendas.

A autora é bem clara ao dizer que nunca foi fã das ideias de que para vender bem é preciso seduzir o cliente ou tratá-lo como um mero número.

Jennifer, que hoje atua também como consultora (além de ter outros livros publicados), escreveu a obra com base na carreira de corretor de imóveis nos Estados Unidos. Algumas das dicas são bem específicas, mas a maioria vale para qualquer um que queira ser um bom vendedor.

Veja cinco dicas para se tornar um bom vendedor, segundo o livro Sell with Soul:

Você vai cometer erros

“Muitos novos agentes aprendem sobre o negócio da maneira mais difícil. Muitas vezes às custas dos seus clientes e, consequentemente, às custas de sua própria remuneração (se eles são honestos). Eu vou tentar te ajudar a evitar alguns desses erros caros e vergonhosos, mas, acredite em mim, você vai cometer alguns deles mesmo assim. Tente sorrir e aguentar – é verdade que você aprende mais com seus erros que com os sucessos.”

Você não precisa ser extrovertido, mas tem de ser bom

“Se você não consegue distrair as pessoas com o seu charme, vai ter de impressioná-las com sua eficiência.” Jennifer é bem clara quando afirma que pessoas introvertidas têm espaço em vendas. Tanto que o título original do livro era “Vendas para os tímidos, um guia de uma introvertida para uma carreira de muito sucesso em corretoria de imóveis”.

Vendas não é um trabalho em equipe

“Ser agente de imóveis é jogar em um esporte individual. Ponto final. Ninguém no escritório ou empresa onde você trabalha se importa com o seu sucesso ou fracasso e, como você pode imaginar, há sempre alguns torcendo para que você perca.”

Sempre esteja de olho nas possibilidades

“Esse é um negócio em que você está sempre buscando, e seus amigos devem ser sua fonte primária de boas referências. Qualquer atividade que você fizer deve ser vista como uma fonte potencial de negócios.”

Não tenha medo de negociar sua comissão

“Existem razões perfeitamente aceitáveis para você cobrar menos – e faz bem para sua carreira pensar nelas. Acho normal, ao contrário da opinião da velha guarda de corretores, que você ofereça descontos para amigos e antigos clientes, assim como oferecer um bom desconto enquanto ainda está começando no negócio.”


Postar um comentário

1 Comentários

Elvira Silva disse…
Ei Cabra, de todas as dicas a mais difícil para mim seria a "Você não precisa ser extrovertido, mas tem de ser bom", pois extrovertida eu sou, mas não consigo convencer a pessoa a comprar. E isso é desde criança. A rifa da rainha caipira, mamãe e papai compravam tudo porque eu não vendia nada.
De qualquer forma obrigada pelas dicas e parabéns pelo artigo.