To Do List


Por Gabriel Galvão

To Do List é a lista de coisas a fazer, ok?

Manter a produtividade sempre em alta é um desafio para muita gente (para mim, inclusive). No caso dos autônomos, produtividade é crucial, pois os rendimentos estão diretamente ligados ao que se produz. Nas empresas a produtividade é um recurso a mais para ter uma boa carreira e manter o emprego. Mas como continuar sempre produzindo bem? Tem diversas ferramentas por aí para ajudar nisso, mas as mais simples sempre são as melhores.

A boa e velha lista de tarefas

Organizar o dia de trabalho antes de começá-lo é algo que nem todo mundo faz, mas quem faz sabe como é útil. Dentro de tudo que é feito na preparação do expediente, a lista de tarefas para serem feitas naquele dia é a mais importante, ao meu ver.

Existem muitas formas de preparar a sua to do list. Vou dizer como faço a minha:

1. Brainstorming de tarefas

Jogue no papel tudo que vier na sua cabeça sobre o que é preciso fazer no dia. Tudo mesmo, por mais básica e simples que a tarefa possa parecer.

2. Classifique por ordem de importância

Separe o joio do trigo classificando as tarefas pela importância em três tipos: Muito importante; Importante; Supérflua.

3. Classifique por ordem de urgência

Agora veja das tarefas do tipo “Muito importante” quais devem ser feitas imediatamente, quais são para o mesmo dia e quais podem esperar para o dia seguinte se não der tempo. Faça isso com as tarefas “Importante” e “Supérflua” também.

4. Hora de organizar tudo

Então, depois de classificar por importância e urgência, basta colocar em ordem. Por exemplo, o que é muito importante e imediato deve ser feito primeiro; o que é importante e para o mesmo dia será feito depois.

5. Top 10 de tarefas

Após fazer tudo isso, que não demora nem 10 minutos, destaque as 10 primeiras tarefas, que, se a classificação foi bem feita, são 10 coisas fundamentais para serem feitas naquele dia. Faça o possível para realizar todas as 10 e coloque-as como sua “cota mínima de tarefas”. Se você conseguir cumpri-las e ainda tiver tempo e energia para continuar, então você está no seu ritmo produtivo.

Eu gosto de fazer essa lista no papel mesmo. Passo para o smartphone apenas as mais importantes. Se você quiser fazer sua lista no smartphone, tablet, netbook, quadro branco, tabela, prancheta, tá valendo. O que interessa é fazer a tal lista e segui-la.

E você, organiza o dia antes de sair pro seu “go, go, go!” rotineiro? 


Fonte da imagem: gettyimages

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More