Advertisement

Responsive Advertisement

Lições de Homer Simpson Sobre Empreendedorismo

Por Mauricio Salvador 

Aqueles que, assim como eu, são fãs do seriado Os Simpsons e se divertem com o patriarca dessa família maluca, Homer Jay Simpson, esse artigo é pra vocês. Em 2007 o jornal norte-americano USA Today, baseado numa pesquisa feita com seus leitores, colocou Homer na lista das 25 personalidades mais influentes do mundo. Pros que chegaram ontem de Marte e não conhecem o seriado em desenho animado, alem de muito divertido, faz uma ácida critica política à sociedade do American Way of Life.

Uma das mensagens que Matt Groening, o criador dos Simpsons, passa com seu personagem é que apesar de ser um fracasso profissional, Homer conseguiu uma grande vitória em sua vida: construir uma família unida e que, apesar das muitas brigas, se ama muito.

Do ponto de vista de negócios, algumas atitudes me chamam a atenção na conturbada e muito divertida carreira profissional de Homer. Ele é um empreendedor nato. Listei algumas qualidades que podemos aprender com ele na hora que formos empreender.

1. Fique de olho nas oportunidades: em um dos episódios, Homer abre uma empresa de limpeza de neve depois de perceber que as pessoas querem sair de casa no inverno, mas muitas não querem manter suas calçadas limpas. Muitas vezes pensamos em abrir um negócio se baseando naquilo que queremos oferecer. Pense do outro lado, ofereça algo que as pessoas precisem. Há milhares de ideias soltas no ar que facilitariam a nossa vida. Adapte uma dessas ideias ao que você gostaria de fazer. Ajudar as pessoas é um grande primeiro passo para o sucesso do negócio.

2. Comece com os recursos que você dispõe: em outro episódio, Homer abre uma empresa de coleta de gordura, usando seu próprio carro, dois latões improvisados amarrados no teto e a mão-de-obra de seu próprio filho, Bart Simpson. Muitas pessoas ficam esperando por investimentos para começar seu negócio. É uma boa desculpa para adiar um sonho. Seja criativo e use as ferramentas que tiver em mãos para tirar o seu projeto do papel.

3. Não tenha medo de errar: essa é a maior lição que Homer me passa. Nas mais de 20 e poucas temporadas, ele ja tentou de tudo um pouco. Os grandes empreendedores da história erraram mais de uma vez antes de alcançar o sucesso. Steve Jobs até mesmo foi demitido da própria empresa que criou. O mais importante é aprender com os erros e evitá-los nas próximas empreitadas.

4. Acredite no que fizer e tenha uma motivação: Homer sempre espera ficar milionário com suas ideias. Essa é a motivação dele. Trabalhar de casa, morar na praia, não ter chefe, salvar o planeta ou ficar rico... qual a sua?

5. Comunique-se: segundo o ator e diretor de cinema Woody Allen, 90% do caminho do sucesso consiste no "show up", ou seja, apareça. De nada adianta ter um serviço e atendimento de qualidade se as pessoas não souberem disso. Em tempos de Internet, estimule seus clientes a falarem de você. Guarde sua modéstia para a vida pessoal.

6. Peça conselhos para amigos e familiares: em um dos episódios, Homer comprou uma ambulância sem avisar sua esposa, Marggie. Ela simplesmente chega em casa um dia e encontra uma ambulância na garagem. As opiniões de amigos e familiares serão as mais sinceras. Escute as críticas com mais atenção do que os elogios.

7. Use a tecnologia a seu favor: Homer encontra uma máquina de telemarketing numa lixeira, leva pra casa e começa a ligar indiscriminadamente para as pessoas, pedindo um dólar através de uma gravação. Na Internet isso se chama spam. Fique longe do spam, mas tome estude formas de atingir seu público-alvo usando ferramentas de tecnologia. O Google oferece varias ferramentas de marketing na Internet, a maioria delas, gratuita. É um bom começo.

8. Transforme dificuldades em aprendizagem: a família Simpsons vai pro Japão e perde todo seu dinheiro. Sem condições para comprar passagens de volta, inscrevem-se num programa de TV para conseguir as passagens. O interessante nesse episodio é que no pouco tempo em que foi pra cadeia, Homer aprende a fazer ikebanas e até mesmo a falar japonês!

9. Tente de novo e de novo: apesar de todos os fracassos, Homer continua tentando. Deixar-se abalar com uma derrota só vai mantê-lo longe do sucesso. Aprenda com os erros, levante a cabeça e siga em frente. Na sua jornada, mantenha família e amigos sempre por perto, afinal de contas, se tudo mesmo der errado, você terminará seu episodio abraçado com as pessoas que ama.


Fonte da imagem: gettyimage

Postar um comentário

0 Comentários