Advertisement

Responsive Advertisement

Coluna do Marcelo - O Que Não Fazer em um Currículo


O Que Não Fazer em um Currículo

Você tem dúvidas no que colocar no currículo, que tal aprender o que não colocar.

Não importa seu nível profissional, você precisará de um currículo mais cedo ou mais tarde, e muitos profissionais não sabem o que fazer ou o que colocar em um currículo. Então resolvi ajudar a todos com as dicas abaixo, mas começaremos com o que não fazer, pois é mais fácil aprender o que é errado primeiro. 

Muitos currículos que eu recebo ainda veem com a mensagem no topo da pagina: "currículo" ou "currículum vitae", NÃO é NECESSÁRIO colocar essas informações, isso inclui também o título "dados pessoais". Comece o currículo com seu nome. 

Embora NÃO seja obrigatório assinar nem colocar data no currículo, você pode usar essas informações a seu favor. E quando devemos colocar? Para a assinatura, coloque quando houver a necessidade de autenticação ou quando solicitado pela empresa. Para as datas você deve colocar quando mencionar o seu histórico profissional. 

NÃO anexe cartas de referência, carta de apresentação ou nomes de pessoas que podem fornecer informações a seu respeito (a famosa referência pessoal). Normalmente este procedimento acontecerá durante a entrevista, na qual será solicitado e em folha a parte. 

CUIDADO com o que você sabe e os outros não. Evite ao máximo, abreviaturas no texto do currículo, pois as pessoas que vão ler pode não conhecê-las, o que vai dificultar a análise de sua capacidade profissional. 

NÃO se coloca números do seu CPF, RG ou Carteira Profissional, seus dados serão solicitados em outra ocasião do processo seletivo. Lembre-se seu Currículo não é um contrato. 

NÃO informe seu peso, altura, raça ou religião. Esses dados são fontes discriminatórias. Caso o seu currículo seja para vagas de modelo ou algo semelhante, a empresa pode solicitar, mais tome muito cuidado com o uso destas informações. 

NÃO fale em dinheiro no currículo. Este assunto fica para a entrevista. Pesquise o salário de sua função no mercado e não se esqueça que seu entrevistador certamente também tem conhecimento de quanto deve ganhar um profissional do cargo pretendido. Aguarde que o assunto seja perguntado e veja se a oportunidade permite uma boa negociação para você e para quem está lhe entrevistando. 

Como está na mídia à fraude de informações no currículo do CEO do YAHOO, está dica é sobre o assunto. Importante: NÃO MINTA! Além de falta de ética, você pode perder sua chance e comprometer novas oportunidades. 

Com essas dicas do que NÃO FAZER. Você já sabe como começar seu currículo, e boa sorte nas suas oportunidades. 


Marcelo Cabral 
Consultor Empresarial 
Fonte da imagem: gettyimage

Postar um comentário

0 Comentários