Não Deixe Uns Quilinhos a Mais Pesarem na Sua Carreira

por Mariana Fonseca

Obesidade não é apenas uma questão estética. Uma pesquisa realizada no ano passado pelo site de emprego Catho Online revelou que 8,2% dos recrutadores evitam contratar candidatos obesos. Ou seja, o dado demonstra que os quilinhos extras não incomodam só na balança, eles pesam também na carreira. “As pessoas obesas muitas vezes apresentam transpiração excessiva, falta de fôlego e fadiga, sintomas que não são bem vistos no mundo corporativo, mesmo que de forma velada”, afirma Cíntia Bortotto, consultora de Recursos Humanos.

Xô, preguiça! – Para dar adeus ao sobrepeso, o primeiro passo é incluir algum tipo de exercício físico na sua rotina – mesmo que você ache que não tem tempo para isso. Uma dica simples do personal trainer Thiago Rosa é mudar a forma de transporte que você usa para trabalhar, por exemplo. “Se você mora próximo do trabalho, deixe a preguiça de lado e vá andando”, diz ele. Para quem mora longe, a recomendação é deixar o carro na garagem e pegar a bicicleta, com cuidado, é claro. “Qualquer atividade física em qualquer quantidade de tempo é válida”, afirma. 

Caprichando na dieta – Claro que não adianta fazer exercício no caminho e depois se jogar em alimentos calóricos e pouco saudáveis no escritório. Aliás, esse mau hábito é mais comum do que você pensa. Imagine só que uma pesquisa da pela Associação Dietética Americana mostrou que 47% dos 500 entrevistados tinham dificuldade de fazer dieta justamente no ambiente corporativo. Mas não é o fim do mundo. Segundo a nutricionista Priscila Rosapara, da Equilibrium Consultoria, o regime dar certo no trabalho só é preciso evitar os exageros. “Não é necessário (nem se pode) parar de comer. A palavra de ordem é moderação. Consumir o que tiver com vontade, só que em quantidades menores”, afirma. Suas dicas são:

1 – Coma de 4 em 4 horas - “Não faça intervalos maiores para não ficar com o estomago vazio por muito tempo e depois exagerar na comida”, diz a nutricionista.

2 – Prepare sua marmita - Levar comida de casa pode ajudar a fugir das tentações dos restaurantes e manter uma dieta mais equilibrada. “Como é você mesmo que prepara, pode fazer um cardápio mais balanceado, com menos sal, óleo e gordura e ingerir alimentos mais saudáveis.”

3 – Não abuse da cafeína – Mesmo caindo de sono, a recomendação da nutricionista é não abusar do cafezinho para não ficar muito agitado. “O consumo deve ser regrado, ainda mais se a bebida for adoçada por açúcar. Não pode ultrapassar três xícaras”.

4 – Beba água – “Encha a garrafinha, deixe na mesa e beba aproximadamente dois litros de água por dia”, recomenda a nutricionista.

5 – Esqueça o fast food - Procure restaurantes que ofereçam variedade de alimentos para você escolher os mais saudáveis e menos calóricos.

Para se inspirar – Se você está com preguiça de começar essa maratona, Thiago, o personal trainer, conta uma história que pode ser inspiradora. “Há um ano, dou aula para um juiz de 48 anos. Quando conversamos pela primeira vez, ele me contou que não conseguia mais se concentrar no trabalho e se sentia muito cansado assim que acordava”, diz.

Ele estava nada menos do que 18 quilos acima do peso. Thiago então elaborou um cronograma de atividades físicas voltado para o estilo de vida que o juiz tinha. “Como ele não tinha tempo para fazer exercícios e levava uma vida sedentária, assim que começou a se exercitar sentiu mais disposição e energia para fazer as coisas”, afirma Thiago.

Depois de um ano de treino, o juiz já eliminou 12 quilos, além de ter deixado para trás a fadiga, o estresse e as roupas GG. “Quando a pessoa vê que emagreceu e melhorou o condicionamento físico, a auto-estima e o rendimento profissional, ela passa a arrumar tempo para praticar atividades físicas mesmo que tenha uma rotina muito corrida.” E agora você vai usar qual desculpa para não começar a eliminar esses quilinhos inconvenientes? 

Fonte: ClickCarreira
Fonte da imagem: gettyimages

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