Abrir um Negócio Próprio: Sim, é Possível!

Quer montar sua empresa? Aprenda com os erros e acertos de uma empreendedora de sucesso


por Regina Terraz


Muitas vezes bate aquela vontade de xingar o chefe mala, largar o emprego e se juntar à turma dos donos do próprio negócio. Então saiba que os números confirmam que empreendedorismo e juventude são universos bem próximos. 

Para se ter uma idéia, 64% das empresas abertas no estado de São Paulo em 2003 (ano do último levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, Sebrae-SP) tiveram como fundadores gente entre 18 e 39 anos. Cerca de 18 mil delas, ou 17% do total, foram idealizadas por empresários com até 24 anos. 

''O montante só não é maior porque grande parte dos jovens precisa trabalhar e juntar dinheiro antes de conseguir realizar seu sonho'', explica Pedro João Gonçalves, economista do Sebrae-SP. Segundo ele, aproximadamente 90% dos negócios lançados no estado são financiados com recursos próprios ou da família, pois não há no país linhas de crédito para essa finalidade. 


Empreendedorismo: uma história de sucesso 

A empresária Bela Villas, 26 anos, uma das donas da confecção paulistana Lou Lou, conhece bem essa história. Há tempos ela planejava abrir uma loja para vender suas roupas, que costumava oferecer em bazares. Encontrou a solução em duas clientes (e agora sócias), fãs de suas criações. Bela entrou com o trabalho e elas, com o investimento. Outra opção, de acordo com os especialistas, seria montar um projeto numa universidade parceira de incubadoras de empresas. As propostas aprovadas têm suas despesas fixas subsidiadas por dois anos. 


Passos obrigatórios ao abrir uma empresa 

Elaborar um detalhado plano de negócio, prevendo preços e custos dos itens, é essencial para quem pensa em empreender. No cálculo de quanto custará um produto precisam entrar todas as despesas (inclusive o aluguel do lugar de trabalho, luz, água, etc.). Estabeleça também qual será a margem de lucro e a estrutura de funcionamento da empresa. Bela e suas sócias erraram nessa etapa. Acabaram comprando maquinário para dar conta de todas as fases da confecção das roupas, mas depois verificaram que não teriam dinheiro para contratar o número necessário de funcionários e tiveram de terceirizar parte da produção. 

Também é importante traçar uma boa estratégia de mercado. Se decidir abrir um bar, por exemplo, o que fará para que as pessoas frequentem seu espaço? Ele terá um ambiente original ou, quem sabe, drinques malucos? Nisso Bela acertou. Tanto que sua loja foi aberta há um ano e já ganhou, no mês passado, uma filial na praia de Maresias, litoral norte paulista. ''Minha sacada foi oferecer roupas praticamente exclusivas a preços baixos'', explica. 

De cada dez empresas que abrem no estado de São Paulo, 56% delas fecham antes de completar cinco anos. Ou seja: empreender não é brincadeira. Mas se aprende. Existem cursos para isso. Então, se este é o seu sonho, não durma no ponto! 


Cursos e informações sobre empreendedorismo 

No portal www.planodenegocios.com.br você encontra informações sobre empreendedorismo e pode comprar livros, testes e jogos relacionados ao tema. O site do Sebrae nacional,www.sebrae.com.br, oferece cursos online e presenciais gratuitos ou pagos para quem quer abrir um negócio ou deseja se aprofundar em algum assunto ligado ao campo empresarial. Eles podem ser feitos em todo o país. Em São Paulo, acesse o site www.sebraesp.com.br


fonte: mdemulher.abril.com.br
fonte da imagem: gettyimages

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More