Coluna do Marcelo - Cuidado Com as Previsões Dos "ISTAS" para 2012


Cuidado Com as Previsões Dos "ISTAS" para 2012

Faça sua própria avaliação olhando sua comunidade.

A cada começo de ano somos surpreendidos (ou não) com previsões para os próximos anos... bem, o ano mal começou? 

Então vamos tomar muito cuidado na hora de analisarmos os dados que encontraremos neste ano de 2012, e tomar cuidado com os especialISTAS, que como em 2008 não previram a economia americana e tão pouco como estaria a Europa em 2011. Só para compreendemos um pouco mais, vejamos estes dados retirado no site da FENABRAVE


O Brasil deve chegar a 2016 na terceira posição do ranking dos maiores mercados automobilísticos do mundo, segundo executivos de grandes empresas globais do setor. De acordo com um estudo feito pela KPMG International, a "Global Automotive Executive Survey 2012", atualmente o País ocupa a quinta posição nessa classificação. - A pesquisa, que contou com a participação de 200 executivos de várias partes do mundo, mostra também que a expectativa é de que até 2017 o Brasil exportará mais de 1 milhão de veículos ao ano. Hoje, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), esse número gira em torno de 541,5 mil unidades.

Outro dado mostra que, com a China liderando o mercado automobilístico mundial, e Brasil e Índia em franco crescimento, as perspectivas são de que em 2016 os países do BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) detenham mais de 40% desse market share mundial.


Mais um dado mostrando que o Brasil tem o maior potencial de crescimento. Bem, como bom brasileiro nascido na década de 70, já vivi muitas coisas como o Brasil é o país do futuro, e estou vendo outros emergentes crescendo tanto quanto, ou até mais. Bem mais com bom brasileiro "eu não desisto nunca". Voltando aos dados da FENABRAVE em um curso de uma grande marca nacional - que não posso divulgar o nome - tínhamos um dado da FENABRAVE que dizia o Brasil ser o 4º mercado automobilístico superando a Alemanha, e de repente somos novamente o 5º.

É disso que precisamos tomar cuidado, sabemos que estamos indo bem na nossa economia, sabemos que o brasileiro tem memoria curta, junta tudo isso e os especialISTAS podem se valer de tal características. 

Seja como for analise bem seus dados, confronte com outros que possa encontrar em fontes confiáveis, para que você possa tocar SEU NEGÓCIO, SUA CARREIRA, em 2012 sem que seja pego por sobressaltos e intempéries da nossa economia.

Como registro, e como tomei por base fontes da FENABRAVE, vamos ver na figura algumas das mudanças no setor para 2012, e quem sabe poderemos realmente verificar se isto vai mudar ou não, se vai acontecer ou não, e minha sugestão é que você faça o mesmo em seu SETOR DE ATUAÇÃO, no seu mercado.


No mais boa sorte e cuidado com os ISTAS, se eles não são capazes de prever muito dos problemas que enfrentamos na vida, por que devemos acreditar fielmente no que dizem.


Bom 2012, e que neste ano você possa retomar seu crescimento, ou continuar o crescimento de 2011, seja no setor automobilístico (seu sonho de carro novo realizado) seja no seu mercado local.



Marcelo Cabral
Consultor


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More