Advertisement

Responsive Advertisement

Vá em Frente, Faça Bagunça

Um pouco de caos, desordem e decisões de última hora são bons para você – e para o seu negócio

Por David H. Freedman

Pode soar estranho creditar à bagunça o sucesso de um negócio. Mas isso se deve ao fato de que bagunça e desordem têm má reputação. Você provavelmente gostaria de ser mais organizado. Sei disso porque conduzi uma pesquisa com Eric Abrahamson, meu co-autor no livro A Perfect Mess (Bagunça Perfeita, editora Rocco). Entre os americanos, dois terços dos pesquisados sentiam-se culpados pela própria bagunça; dois terços disseram que seriam mais bem-sucedidos se fossem mais organizados e 60% relataram se sentir pressionados para serem mais limpos no trabalho. Mas bagunça e desorganização são realmente terríveis? Acho que não. Quando tudo está arrumado, ficam de fora algumas qualidades importantes, como a improvisação, a adaptabilidade e o acaso. Como a bagunça se aplica positivamente na administração de uma empresa? Veja:


Gerenciamento de pessoal

Diretores técnicos da Novell há muito haviam aderido a rotinas rígidas e altamente estruturadas para desenvolver softwares até que as altas gerências convidaram o jovem ex-hacker CTO para perambular pelo quartel-general pregando sobre os benefícios de perder o controle dos projetos e de contar com a ajuda de programadores de fora, via internet. A mudança levou ao fim uma longa queda nas vendas.


Operações

Edward Zaki não conseguia decidir que tipo de restaurante queria abrir em Montreal. Então decidiu não decidir. Seus dois restaurantes de sucesso, o Confusion e o Vertige, misturam e combinam vários estilos de decoração e cozinha, criando deliciosas e estranhas combinações, como trigo integral queimado com peixe.


Planejamento estratégico

Pode parecer loucura sugerir que uma empresa não deveria se dar ao trabalho de pensar numa estratégia de longo prazo. Mas, de acordo com o professor William Starbuck, da University of Oregon College of Business, que estudou a questão, planejamento estratégico implica em fechar os olhos para alguns fatores-chave: o mundo é um lugar imprevisível (guerra, depressão no mercado imobiliário, aumento do preço da gasolina, chegada de novas tecnologias), mercados são complexos e concorrentes vão contra-atacar.


Produtividade pessoal

Você pressiona a si próprio e a seus funcionários para adotar áreas de trabalho organizadas, ser pontuais e focar em certas tarefas. Ainda bem que você não é o chefe de Alexander Fleming. Quando Fleming entrou em seu laboratório impressionantemente desordenado depois de umas férias, ele notou que um círculo de mofo havia se formado em uma das muitas placas de colônias de bactérias que deixara espalhadas. Descobriu, assim, a penicilina.


Fonte: pequenas empresas grandes negócios

Postar um comentário

0 Comentários