Advertisement

Responsive Advertisement

Os Três Erros Fatais dos Líderes

Por José Luiz Tejon


A liderança é uma arte, pois integra conhecimentos científicos comprovados com a lei das incertezas e o ” à descobrir “. Fora isso , exige intuição e humildade para auscultar os rumos da evolução. Dentre as diversas causas do sucesso e fracasso dos líderes, três entretanto, são fundamentais:

1 – Medo do conflito : Temer os atritos das idéias e o conflito das verdades promove ausência de vigor e de choque ” hibrido “. A sociedade, a empresa a nação fenece e a entropia aparece.

2 – Microgerenciamento: Lideres apaixonados por controlar a ”caixa de clips” ou o relatório de centenas de métricas dos vendedores, confundindo eficiência com eficácia. Diminuem o ”empowerment” , e só trabalham com funcionários ”robôs“.

3 – Fazer extraordinariamente bem feito e certo, aquilo que é errado. Representa conduzir com altivez e orgulho o ”Titanic” para o naufrágio. É o perder-se pelos ”modismos” e roubar o foco da organização e dos liderados, colocando a atenção num desvio de ”distrações”

Se adicionarmos às três, a rainha de todas: a gestão do próprio ego, e a sabedoria de saber sair com a governança da inevitabilidade da evolução; sem dúvida teríamos um mundo espetacularmente melhor.

Caminhamos na marcha da insensatez…, mas caminhamos.

José Luiz Tejon é publicitário, jornalista, autor e co-autor de 27 livros, como "O vôo do cisne", "A grande virada - 50 regras de ouro para dar a volta por cima" e "Luxo for all".

Fonte:
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/cabeca-de-lider/2011/02/24/os-tres-erros-fatais-dos-lideres/

Postar um comentário

0 Comentários