Advertisement

Responsive Advertisement

Você é um Profissional Proativo?

Por Reginah Araújo

Proativo é o profissional que enxerga além do que vê e busca sempre se atualizar.

Aquela pessoa que não tem medo de errar e que pensa sempre na frente. Prevê as necessidades e resolve problemas, antevê os conflitos e os resolve de pronto. Não tem soluções prontas, cria uma para cada situação.

Uma pessoa equilibrada e feliz, já que não deixa nada para trás e administra bem seu tempo, sem deixar que trabalhos e retrabalhos deixem seu dia estressante. Também é motivado já que não recebem advertências, muito menos chamadas de prazo estourado.

Ele tem "atitude".

É dono do seu tempo, piloto de sua aeronave e não fica em cima do muro esperando as coisas acontecerem. Sabe que uma das únicas coisas que todo ser humano possui igual a todas as pessoas, mesmo o Presidente, Papa, Silvio Santos ou um mendigo são 24 horas do dia.

A maneira como determina seu dia é que realmente faz a diferença entre o profissional proativo ou não.

Você sabe que diferença faz no resultado final global (corporativo) contar com pessoas que tenham atitude no trabalho?

Toda diferença. Pessoas proativas estão sempre adiantes do seu tempo, fazem as coisas acontecerem e mudam a história de qualquer empresa.

E como se diferencia um profissional com iniciativa de um procrastinador?

Segundo o Dicionário Aurélio, Procrastinar quer dizer "transferir para outro dia; adiar, delongar, demorar".

Quantas vezes você deixou alguma coisa para depois e a oportunidade passou? Quantas idéias você teve, não implementou e quando desejou implementá-las já não tinham mais a validade de quando as concebeu? Quantos negócios e oportunidades você perdeu por esperar demais?

O Profissional de atitude se torna útil e todos o procuram, respeitam, pedem sua opinião. Aquele procrastinador está sempre adiando trabalho, respostas e reuniões, as pessoas com o tempo passam a ignorá-los e não se tornar mais necessário.

Eu percebo logo uma pessoa assim quando ligo e a pessoa não atende de pronto.

Ou está em reunião, ou numa outra ligação, ou está ocupada e retorna em um minutinho.

E muitas vezes este minutinho demora dias, semanas, meses e dezenas de retornos sem sucesso.

Não é mais fácil atender e resolver em um minuto, mesmo que seja para dizer, olha o seu produto, sua proposta não me interessa!

As pessoas merecem respeito.

Sempre digo que se precisar de um favor de alguém peça-o para alguém muito ocupado, com certeza ele vai arrumar tempo para te atender, enquanto outros...

Mas de onde tirar motivação para adotar esta postura "pra frente’?

De dentro de nós. A empresa, família, amigos não tem a responsabilidade sobre nosso sucesso profissional.

Estar sempre antenado e sair à frente em decisões, saber das informações atuais e buscar soluções é muito importante para criar uma atmosfera favorável.

A automotivação é fundamental a todos.

Fazer cursos, assistir palestras, ler livros, conversar com pessoas inteligentes e que acrescente é o caminho para estar sempre motivado e proativo.

E Como os líderes podem incentivar esta postura em seus subordinados?

Dica um, Motivando-os através de treinamentos, criando uma biblioteca na empresa em que eles poderão receber prêmios através do numero de livros lidos mensalmente.

Dica dois, Buscar a responsabilidade social, trazer para a empresa algum projeto onde os funcionários obterão uma responsabilidade com alguma instituição e que trabalharão no mesmo objetivo.

Dica três, Criar o funcionário do mês, em que eles serão avaliados através de suas ações e serão premiados pelas atitudes positivas e proativas durante o mês.

Dica quatro, Exterminar a procrastinação (empurrar com a barriga). E como exercitar uma postura proativa no dia-a-dia? Quer algumas dicas?

Primeiro, levantar de manhã como se fosse para uma festa! Procure manter-se feliz e buscar maneiras de obter somente pensamentos positivos.

Segundo, Não deixe NADA para depois, mantenha uma agenda sempre a mão e coloque TUDO mesmo anotado de forma clara e sempre atual.

Terceiro, Exerça o folow up – Verifique pela manhã as tarefas que não conseguiu realizar no dia anterior e procure executá-las em primeiro lugar neste dia.

Quarto, Saiba delegar tarefas. Cobre através do dead line (último prazo). Anote em uma planilha data, nome, ação, e data da devolutiva.

Ao solicitar uma determinada tarefa de alguém anote no seu dead line e peça para a outra pessoa anotar também. Sempre pergunte qual a data a ser entregue, no dia peça para que acompanhe o seu dead line e verifique se cumpriu o prazo, caso não tenha conseguido pergunte qual o novo prazo que necessita.

O dead line é interessante até mesmo para si, pois podemos nos policiar para que não deixemos as coisas para trás.

Quinto, Quando possuir um problema que não consegue solucionar faça um brainstorming (chuva de ideais).

Anote pelo menos dez maneiras diferentes de resolver o mesmo problema, não questione muito, deixe sua mente criar sem restrições e só depois verifique qual solução poderá ser desenvolvida.

Boa Proatividade!


Reginah Araújo
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 411ª Edição

Postar um comentário

2 Comentários

Anônimo disse…
Gosto muito da temática de gestão de tempo, que é primordial pra que o indivíduo seja proativo, creio eu. Pra ser proativo no seu local de trabalho, com suas obrigações profissionais, você deve primeiramente ser capaz de organizar seu cotidiano, traçar metas e cumprir todo o planejado. É um hábito, daí com o tempo sua mente já não permite que vc deixe as coisas pra depois. Também é importante que as empresas estimulem a proatividade, permitindo que os funcionários sejam criativos na resolução de problemas.
concordo, e vc falou um ponto chave, é fazer com que o cerebro grave as informações como alg importante, que o cotidiano fique na mente para nao se deixar nada para depois.

Está cada vez mais dificil otimizar o tempo, mas ainda é possivel, entao vamos nessa.

um abraço