Advertisement

Responsive Advertisement

Qual o Desenho do Seu Sonho?

* Nicolai Cursino


Você realmente sabe o que quer para a sua vida?

A maioria das pessoas e empresas que iniciam processos de mudança conosco, seja coaching ou treinamentos aqui na Reserva Ecológica do Japi, sabe muito bem o que não quer, mas poucos sabem o que querem.

“Eu não quero mais trabalhar nesta empresa”, “computação não é o meu ramo”, “gostaria de fazer outras coisas”, “há muitos problemas de conflito em nossa empresa, não queremos mais isso”, “nossos líderes são controladores, não sabem delegar”.

De fato, poucas pessoas vão ao médico dizendo “eu quero me sentir leve, livre e cheio de disposição”. É muito mais fácil ouvir “não quero mais sentir essa dor de cabeça” ou “não quero mais tossir”.

Muito poucos sabem de fato a vida que querem construir.

Você sabe? Sua empresa sabe?

Pergunte-se neste momento, o que mais quer mudar na sua vida hoje? E perceba se a resposta aparece em forma de algo que você não quer, ou se ela aparece bem definida, claramente mostrando o que você quer.

É preciso que você defina a vida que quer viver e o mundo que quer construir em vários níveis.

Primeiro você precisa conhecer o ambiente do seu sonho. Onde você estará quando conseguir o que quer? Será uma casa, um escritório?Em qual cidade? Qual o tamanho? Qual a cor das paredes, o formato das mesas? Que cheiro você sente neste lugar? Que temperatura? Janelas abertas ou ar condicionado? Há pessoas junto com você? Quem? Você ouve as vozes delas? Há música no ambiente? O que diz a voz que fica dentro de sua cabeça?

Em seguida você precisa saber o que fará dentro do seu sonho, quais as ações básicas do seu dia a dia. Você vai falar com pessoas, atender clientes, dançar, fazer comida, escrever no computador? O que você fará especificamente no seu dia a dia básico quando tiver atingido isso? Sinta esses comportamentos em seu corpo. Quais músculos eles precisam? Como você se sente quando faz isso?

É preciso que você saiba também que habilidades você vai precisar para chegar lá. Você terá que se comunicar melhor? Como especificamente? Falar em público, escrever? Você precisará saber organizar finanças? Gerenciar pessoas? Gerenciar uma empresa? Saber negociar? O que você precisará saber fazer para que seu sonho aconteça, que ainda não sabe hoje? Quais são exatamente essas capacidades? Feche os olhos e veja cada uma delas.

E quando seu sonho estiver realizado, quando já estiver vivendo a nova vida, também estará vivendo novos valores. Quais são eles? Liberdade, segurança, amor, alegria, bem-estar, família? Quais deles estão mais presentes quando você vive o seu sonho? E quais são as coisas que acreditará quando viver a nova vida? É evidente que acredita em coisas diferentes do que acreditava. Acredita que é capaz? Acredita que merece? Acredita que é possível?

Mais importante ainda, você não será mais exatamente a mesma pessoa. Será a mesma em essência, porém não será a mesma em crenças, em habilidades, em comportamentos. O fato é que o que você é hoje só te levou até onde você está. Para que você possa ir além, você precisa ser uma nova pessoa. Uma nova vida exige uma nova pessoa, uma nova identidade, uma nova missão. Feche os olhos. Que imagem representaria esse novo “eu” de sonho realizado?

E por último e talvez o mais importante de tudo. Como você afetará seus familiares, seus colegas de trabalho, sua cidade, seu planeta. Como o seu sonho vai afetar o mundo ao seu redor? Quem mais se beneficiará dele? Como será o mundo quando você estiver vivendo a sua missão?

Pense no seu sonho e releia este texto em silêncio. E a cada passo, a cada parágrafo, veja as imagens do seu sonho, ouça os sons e sinta as sensações. E você vai ficar surpreso e impressionado com a emoção de construir de fato, o futuro que quer ter.

Tenho acompanhado muitas pessoas nesse processo. Minha vida e minha carreira hoje é resultado dele.

E minha melhor maneira de agradecer é ajudar você a fazer o mesmo.

Só depende de você. Agora é a hora e este é o lugar.

*Nicolai Cursino é consultor, treinador e palestrante em desenvolvimento humano e liderança, com foco no crescimento sustentável das pessoas e das empresas. Sua atuação abrange América Latina, Estados Unidos e Europa. É sócio-diretor da Iluminatta Brasil Desenvolvimento Humano.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 405ª Edição

Postar um comentário

0 Comentários