Advertisement

Responsive Advertisement

12 Atitudes Que Estimulam a Criatividade na Empresa

1. Comunique: a empresa precisa manter um canal permanente de comunicação com os seus funcionários.

2. Desafie: desafiar um funcionário ou desafiar-se a encontrar uma solução para um problema pode ser muito motivador e produtivo.

3. Abomine a hierarquia rígida: isso castra as pessoas. Ninguém se sente à vontade para apresentar uma idéia inovadora aos seus superiores.

4. Exija: a exigência positiva (não aquela que serve só para estressar, irritar e desgastar) força as pessoas a usar mais seu potencial criativo.

5. Desligue o piloto automático: isso evita a acomodação e ajuda a descobrir maneiras diferentes para fazer a mesma coisa.

6. Acabe com os preconceitos: isso evita frases do tipo “isso não vai funcionar”, “que outra empresa já fez isso?”.

7. Permita-se experimentar: punir-se ou punir alguém por seus erros é um dos grandes inibidores da criatividade nas empresas.

8. Valorize a iniciativa: quando alguém trouxer uma idéia, agradeça-lhe, mostre-se realmente interessado e considere a aplicabilidade da questão.

9. Apóie: Dê suporte para os que se esforçam para ter idéias e buscar novos caminhos, soluções, melhorias, reduções de custo e outros.

10. Proporcione recursos: isso evita que a empresa perca uma grande idéia e que a concorrência saia na frente com a mesma idéia.

11. Questione as normas: será que algumas delas não perderam o sentido com o passar do tempo?

12. Desenvolva novos produtos: frase do Bill Gates “precisamos deixar nossos produtos obsoletos antes que os concorrentes o façam”.


Título: Inovação
Autor: Antonio Carlos Teixeira da Silva
Editora: Quality Mark
Fonte : Rh central

Postar um comentário

3 Comentários

brazroso disse…
Acredito que, vivendo uma época competitiva como a nossa, tudo deverá ser aproveitado, principalmente vindo das pessoas que estão vivenciando mais de perto as atividades da empresa. Permitir a participação dos colaboradores é estimular o envolvimento da equipe em benefício da atividade empresarial, muitas falhas poderão ser supridas ou evitadas com o aceite de opiniões diversas dos envolvidos, a época da obediência cega já está ultrapassada.
Concordo com você...
Precisamos está sempre a busca de novas formas de incentivar os colaboradores, e fazer com que vejam a importancia de se automotivar.