Como gerenciar as vendas?

A gestão de vendas de uma empresa deve contemplar atividades de mensuração e avaliação de desempenho da equipe. Entre as mais importantes, destacam-se:

estabelecer e negociar as metas de vendas da equipe;

analisar a performance de cada um dos vendedores;

acompanhar o vendedor no dia-a-dia e dar suporte quando necessário;

identificar deficiências e necessidades de treinamento da equipe;

analisar a freqüência de compra dos principais clientes de cada carteira;

verificar as razões da inatividade de clientes importantes;

analisar os relatórios de venda da equipe;

acompanhar o fluxo de processamento dos pedidos, identificando possíveis gargalos;

acompanhar o fluxo de transporte e entrega de mercadorias;

planejar o itinerário de vendedores no caso de vendas externas e a escala de horário e atendimento para os vendedores internos;

preparar as reuniões da equipe de vendas;

controlar os recursos materiais dos vendedores (cartões de visita, agenda, material impresso, etc);

fazer com que os vendedores possuam as mesmas oportunidades, ajustando carteira de clientes, rotas e prioridades;

estabelecer concursos e premiações para a equipe.

Fonte: Site SEBRAE-SP

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