Dicas Para Construir e Manter uma Boa Rede de Relacionamentos

Pedro Morbach


Construindo a rede


01. Faça uma lista com o nome de todas as pessoas que você conhece. Inclua, por exemplo, parentes, amigos, colegas de escola / faculdade, vizinhos, profissionais e ex - professores.

02. Separe por atividade profissional ou grau de intimidade.

03. Faça uma nova seleção e agrupe o nome das pessoas que têm relação direta com a sua atividade profissional.

04. Descubra onde estão trabalhando, que cargos estão ocupando e entre em contato com elas (de preferência quando você estiver empregado).

05. Frequente eventos, cursos, seminários, congressos e feiras, e aproveite essas ocasiões para conhecer várias pessoas.

06. Troque cartões de visita e faça anotações adicionais no verso para saber de quem se trata, quando for necessário.

07. Participe das reuniões entre ex-colegas de escola. Em eventos desse tipo, é muito comum descobrir pessoas que estejam no mesmo ramo de atividade que o seu e relacionar interesses comuns.

08. Visite o sindicato de sua área e associações de classe. Esses locais oferecem boas chances de fazer contatos com profissionais que atuam no mesmo segmento.

09. Sempre que possível, atenda a pedidos de ajuda de colegas ou conhecidos.


Alimentando a rede


01. Pelo menos quatro vezes por ano, agende um almoço ou happy hour com os profissionais de sua área para manter contato e atualizar informações.

02. Envie cartões em datas comemorativas, como Natal, Ano Novo, Aniversário, etc.

03. A cada seis meses, faça uma revisão na sua agenda de telefones e verifique se há pessoas interessantes com quem você não tem se comunicado.

04. Atualize sua rede de contatos, informando mudanças como de telefone, empresa, cargo e endereço.

05. Responda a todas as ligações que receber, mesmo que não seja no mesmo dia. É importante responder a todos os chamados.

06. Mantenha sua imagem “viva” na memória das pessoas. Ligue para conversar um pouco, saber como anda sua carreira e quais são seus objetivos, ou simplesmente para parabenizar por resultados.


Fonte: Carreira e Sucesso
Fonte da imagem: gettyimage

1 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More