Marketing Para Consumidores

Por Rafael Mauricio Menshhein


O consumidor é vital para o Marketing, não há como elaborar estratégias, realizar uma Pesquisa de mercado sem que hajam consumidores ou mesmo vender.


Em certos casos o consumidor é a fonte principal da Pesquisa realizada por uma empresa, todos os dados coletados têm uma importância muito relevante e traz para a empresa o diferencial que a concorrência ainda busca.


Pesquisar um mercado é fundamental, entrar em mercados diferentes sem conhecê-los não é o hábito do profissional de Marketing, essencialmente quando o mercado em questão é um país, estado ou até mesmo uma cidade com uma cultura própria e muito diferente do local de origem da organização.


Compreender o consumidor e satisfazer seus desejos é uma tarefa que exige dedicação, muitos estudos e saber como disponibilizar ao mercado o produto ou serviço ideal.


Quando um profissional de Marketing cria uma nova campanha com sua equipe, têm em mãos dados filtrados e que realmente direcionem as estratégias e o foco a serem seguidos.


O mercado sempre terá espaço para novos produtos ou serviços, é de interesse do consumidor ter em suas mãos um produto diferente ou desfrutar de novos serviços.


Alguns dos pontos que devem ser entendidos nos mercados consumidores são:


Comportamentos específicos;


Necessidades e desejos;


Ciclo de vida do mercado;


Que concorrentes atuam ou podem entrar no mesmo mercado;


Quais investimentos são necessários;


Mensurar os consumidores dispostos a comprar;


Conhecer a legislação etc.


Com uma gama de variáveis muito ampla, é necessário que o profissional de Marketing tenha ao seu lado uma equipe muito bem estruturada e preparada para enfrentar esses desafios, entre as qualificações específicas, pode-se dizer que uma equipe deve ser composta por pessoas com:


Diferenças culturais;


Formação adequada;


Atentas e conectadas ao mercado;


Espírito de equipe.


Para que o profissional de Marketing possa ter condições de atuar em qualquer mercado, deve contar com pessoas melhor preparadas que ele em sua equipe, com um relacionamento muito bem desenvolvido e respeito às opiniões.


O mercado é composto por consumidores com necessidades e desejos, atendê-los é apenas uma das variáveis que um profissional de Marketing deve fazer, especialmente quando os concorrentes estão estudando constantemente a sua organização e seus passos.

Fonte: portal do marketing

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More