Marketing de Clusters

Por Rafael Mauricio Menshhein



O mercado global proporciona inúmeras formas de interação entre empresas, sejam produtos ou serviços, a integração gera parcerias que acabam formando blocos empresariais (clusters) que permitem, ao mercado, receber produtos com atributos e diferenciais maiores que a concorrência.



Sempre que duas ou mais empresas buscam formar parcerias por meio dos blocos, há a busca pela excelência, ou seja, as empresas especializam-se em um componente do produto e com isso melhoram o relacionamento com seu mercado.



Há casos em que os blocos acabam formando-se naturalmente, as montadoras de automóveis são um dos exemplos, pois acabam criando em torno de si uma rede que acaba entregando somente as partes ou componentes em que possuem excelência na fabricação ou mesmo no serviço.



O envolvimento entre as organizações é muito mais profundo, todas as metas e diretrizes devem estar alinhadas em um foco comum e permitir que o produto entregue ao mercado seja superior à concorrência.



Com o passar dos anos essa tendência será muito bem aproveitada em todos os setores, pois há a necessidade de encontrar o melhor para entregar ao consumidor o melhor.



Esse processo envolve um conjunto de fatores, entre os quais:




Foco: todas as empresas estão alinhadas, entregar ao consumidor o melhor produto é palavra de ordem, com isso há uma especialização que necessita investimentos e traz o conhecimento e evolução que o mercado exige constantemente;



Planejamento: toda a rede deve estar envolvida com os prazos, processos etc., permitindo que o consumidor possa adquirir os produtos imediatamente e que não faltem nos pontos de venda;



Logística: um dos principais pontos, envolvendo toda a rede e permitindo que os parceiros possam utilizar sistemas como o just-in-time para melhorar o processo de fabricação, também auxilia no desenvolvimento e envolvimento das organizações;



Valor: da mesma forma com que o consumidor percebe o Valor nos produtos e serviços, as empresas parceiras devem encontrar nos componentes a mesma percepção, gerando assim uma parceria muito mais sólida e eficaz.



As organizações tendem a trabalhar com seus colaboradores mais focados, ao envolver-se na formação dos blocos, a empresa consegue melhorar em todas as áreas e possibilita um ganho na fatia de mercado perante a concorrência.



Fonte: portal do marketing



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