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20 Dicas Para Vender Para a Classe Média

Veja como conquistar essa fatia do mercado que representa mais da metade da população brasileira

Por Katia Simões

A classe média, hoje, representa mais da metade da população brasileira, segundo a Fundação Getulio Vargas. Veja como conquistar essa larga fatia do mercado:

Comunicação e marketing 

1. Na hora de optar por uma campanha que reforce o desejo de ascensão e inserção social do consumidor da nova classe média, escolha elementos próximos da sua realidade

2. Capriche no material promocional que possa ser compartilhado com parentes e vizinhos

3. Identifique bem as promoções, comunique o valor do desconto, esclareça as condições de pagamento e sinalize tudo na loja de forma visível

4. Saiba que os integrantes da classe C têm horror aos termos 'popular' e 'pobre'. Uma boa opção é substituí-los por 'econômico'

5. Abandone todos os termos estrangeiros na hora de criar qualquer tipo de comunicação escrita

6. A propaganda boca-a-boca tem um papel importante na fidelização de marcas e na decisão de compra. Por isso, o produto e o atendimento não podem deixar a desejar

Pagamento 

7. Os preços devem estar alinhados com a filosofia da empresa e a camada da classe média com quem se deseja falar

8. Se os consumidores dependem do crédito para comprar, ofereça a ferramenta, porém cercando-se de alguns cuidados para diminuir os riscos de inadimplência

9. Explique ao cliente o valor da taxa de juros e quanto custará efetivamente a compra

Vendas 

10. O olho no olho e a explicação paciente fazem a diferença na hora da venda, porque esse consumidor é ainda muito inseguro

11. Saiba que esse é um público desconfiado e ainda tem medo de ser enganado. Por isso, treine a equipe de venda para oferecer referências concretas sobre os produtos

12. O vendedor não pode adotar uma postura arrogante. O atendimento precisa ser cordial, não preconceituoso e de fácil entendimento

Qualidade

13. Saiba que a classe C também gosta de “ver com os dedos” antes de comprar

14. A classe média prefere produtos que ofereçam garantia e contratos de serviços nos quais realmente possa confiar

15. Invista no mix de produtos. Uma boa solução é combinar produtos de marcas líderes com os de marca própria e outros menos conhecidos

16. Quem deseja vender para esse público deve chegar aos chamados mercados de vizinhança

Ambiente

17. Aconchegante é a palavra certa para o seu ponto-de-venda

18. A loja pode ter forte iluminação e generosa exposição de produtos. Mas tudo, é claro, muito organizado, sem ar de 'lojão'

Presença no mundo virtual

19. Use o e-mail marketing como uma ferramenta de personalização da compra virtual, além de manter um canal de comunicação on-line ou via telefone para sanar as dúvidas

20. Crie sites menos complexos e fáceis de navegar


Fonte: pequenas empresas grandes negócios
Fonte da imagem: gettyimage

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