Advertisement

Responsive Advertisement

Você Tem um Mentor?


Por Prof. Menegatti

Um dia eu estava no Shopping encontrei a mulher de um amigo meu com seu filho vestido de batmam. Copiar heróis é um aprendizado poderoso. Um mentor deverá ser para nós o que os heróis são para as crianças. Alguém que se observar e quer imitar. O papel do herói é muito mais do que inspira-lo. Eles fazem com que as situações pareçam fáceis. Ao fazer parecem fáceis nos convencem a querer ser como eles. “Se eles conseguiram, eu também posso”.


A necessidade de ter um herói, um mentor é fundamental para o sucesso. Poucas pessoas têm tempo para adquirir por meio de pesquisas e leitura todas as informações e técnicas necessárias. Por essa razão, os mentores em mais de uma área são certamente úteis.
Tive o privilégio de ter a quem recorrer em duas áreas que considero importante, nos negócios e no lado espiritual. Ligo para os meus mentores nessas especialidades e faço-lhes perguntas. Pelos menos uma vez por semana converso com alguém sobre áreas da vida nas quais tenho profundo interesse. Sugiro que você forme redes com pessoas que mereçam respeito e confiança, pessoas que possam orienta-los nos caminhos da vida. Por exemplo, a pessoa para a qual você trabalha pode fornecer informações de valor inestimável sobre como alcançar o nível de sucesso que ela alcançou. Tudo o que você tem de fazer é buscar essas informações, ouvir com atenção e aplica-las a sua própria vida.

Mais importante do que ter um mentor é ser um mentor. Lembre-se que em algum aspecto da vida você sabe mais de um assunto do que outra pessoa. É uma lei do universo se você dá conhecimento, você irá receber conhecimento. Existe uma pesquisa que diz, que você aprende:

- 95% do que ensina,
- 25% do que lê,
- 05% do que ouve.

Cada vez que você ensina, essa repetição permite observar pequenas diferenças, que nos proporcionam aperfeiçoamento.

Conseqüentemente as pessoas que ensinam progridem, tornam-se aptas a promoções e aumentos de salário e desfrutam uma melhor reputação dentro da empresa. A gratidão que as pessoas sentem por seus mentores estabelece uma ligação muito forte, criando um espírito muito grande de equipe. Aqui se encaixa o ditado: “Você realmente pode ter tudo o quer na vida se ajudar suficientemente os outros a terem o que desejam”.


Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Entre seus produtos estão: o Livro "Desperte seu Potencial Emocional".

Fonte: portal do marketing
Fonte da imagem: gettyimage

Postar um comentário

0 Comentários