Advertisement

Responsive Advertisement

A Música a Serviço da Liderança e do Trabalho Em Equipe


por Fabiano Brum


Observe uma orquestra ou uma banda musical tocando e verá alguns conceitos de liderança.


Emoção a Serviço da RazãoEmbora exista uma partitura ou planejamento musical a ser seguido, o músico imprime nela a sua sensibilidade, vigor e sentimento, dando mais vivacidade à idéia musical.


O Líder é a pessoa que tem um plano a ser executado, tem o poder de inflamar o coração das outras pessoas com suas idéias, sentimentos e sua emoção, fazendo com que, como na música, este plano se encha de vida e seja concretizado.


Brilhar Sem Ofuscar o OutroNo instante em que um músico vai fazer a sua parte (um solo de guitarra, por exemplo), ele entende que aquele é o seu momento, e que as atenções da platéia estarão todas voltadas para o seu instrumento. Mas também entende que deve brilhar sem ofuscar os demais integrantes da banda, pois estes, neste momento, estão fazendo a sustentação (base da música).


O verdadeiro líder sabe dividir com os demais os créditos por uma ação bem feita, pois sabe que se não fosse a sua equipe aquela idéia não teria sustentação e provavelmente não teria sucesso.


Sucesso Nunca Vem antes do Trabalho


O músico e sua banda sabe que para se fazer uma determinada passagem de poucos segundos dentro de uma canção são necessárias horas e horas de treino e aperfeiçoamento. Ele sabe que a diferença entre aplausos ou vaias no final da sua apresentação está diretamente ligado a quantidade de tempo que ele se dedica ao seu aperfeiçoamento e ao aperfeiçoamento de sua orquestra musical.


O líder entende que o sucesso é a conseqüência de um trabalho feito com qualidade, dedicação e espírito de equipe. Assim, ele dedica tempo e recursos para o seu treinamento e também dos seus liderados.


Fabiano Brum - Conferencista nas áreas de Marketing, Motivação, Atendimento e Vendas, realiza palestras, cursos e seminários.
Fonte da imagem: gettyimages

Postar um comentário

0 Comentários