Advertisement

Responsive Advertisement

Desemprego X Empregabilidade: Potencialize Sua Empregabilidade!



O desemprego é o fantasma que assombra a população brasileira em geral, principalmente os jovens. Porém ao abrir qualquer jornal inúmeras vagas estão estampadas, as empresas estão procurando profissionais. O que acontece de errado?

A resposta é simples, não vivemos em uma época com ausência de empregos, mas enfrentamos a falta de profissionais qualificados.

Sabendo que a Empregabilidade é a capacidade de conseguir um emprego. Reflita como está a sua Empregabilidade? O que acontecerá se você deixar o seu emprego ou buscar uma vaga no mercado de trabalho hoje? Como seria recebido? Você é qualificado? O que as empresas esperam do profissional? Objetivando ampliar a sua empregabilidade segue algumas valiosas dicas:

Desenvolva competências : Competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia uma tarefa em qualquer situação. Amplie seus conhecimentos, faça cursos, leia livros, navegue na internet, desenvolva habilidades de fazer as coisas e principalmente coloque o conhecimento em prática! Tenha atitude!

Networking (rede de contatos): Desenvolver uma rede de contatos é essencial para todo o profissional, seja formando amigos de escola, de bairro, colegas de trabalho, clientes, fornecedores e etc, essa rede deve ser ampliada e cuidada. Você conhece alguém que conseguiu um emprego através de uma indicação? Com certeza quem é indicado para vaga tem uma vantagem competitiva perante aos demais candidatos. Logo uma boa rede de contatos poderá facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

Motivação, Determinação e Criatividade: Pessoas auto motivadas, determinadas, e que não desistem do objetivo no primeiro obstáculo, aliadas ao senso criativo e que buscam soluções em situações adversas, retratam o perfil desejado pelas empresas hoje.

Relacionamento Interpessoal: Saber trabalhar em Equipe, administrar conflitos, comunicar-se com clareza e outras competências comportamentais são tão importantes quanto as competências técnicas.

Melhoria continua: Kaizen, no meio acadêmico, é a filosofia adotada pela Toyota, que prega a melhoria contínua, esse conceito deve ser incorporado ao nosso cotidiano. Hoje nós podemos e devemos ser melhores que ontem e assim sucessivamente.

Diferencial: Qual o seu diferencial? Por que a empresa deve contratar você em detrimento de outro candidato? Busque diferencias e destaque-se!
A responsabilidade da sua empregabilidade depende principalmente de você!

Douglas de Matteu, Coordenador do Pós Graduação em Vendas da UMC, Formado em Marketing e Promoção em Vendas, Administrador de Empresas, Pós graduado em Marketing e Pós graduando em EAD.
Fonte: artigonal.com.br

Postar um comentário

1 Comentários

Amigo estou passando por aqui para lhe desejar um ótimo final de semana.
Abraços forte
"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes.
O instante mágico é o momento em que um "sim" ou um "não" pode mudar toda a nossa existência"