Kaizen Marketing

Por Rafael Mauricio Menshhein

Com a intenção de aprimorar constantemente o ambiente de trabalho, bem como a sua produção, há sempre a necessidade de estudar cada vez mais profundamente o mercado, suas variáveis e todos os processos envolvidos em estratégias de Marketing, é natural que os profissionais de Marketing mergulhem profundamente em seus estudos, aprendam e entendam o consumidor para ofertar-lhes o produto ou serviço ideal.


Desde o início, o Marketing vêm em uma evolução constante, a complexidade das estratégias, do mercado e da diferenciação tomam muito mais tempo dos estudos, causando um impacto em todas as variáveis e permitindo que produtos sejam “copiados” pela concorrência em um tempo muito menor, tornando a metodologia Kaizen muito bem-vinda ao Marketing.

É por meio de uma aplicação como o Kaizen que muitas organizações conseguem obter Vantagem competitiva, criação de Valor e diferenciais suficientes para suplantar seus concorrentes diretos no mercado.

Com uma Filosofia de “hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”, o Kaizen pode agregar muito mais dentro do Marketing do que se imagina, retornam-se as teorias clássicas da Administração e percebem-se fontes, até antes inimagináveis, de aplicação de algumas ferramentas que algumas organizações já abandonaram, mas essa prática (exprimindo uma forte Filosofia de vida oriental e sendo, por sua vez também, uma Filosofia, uma cultura) visa o bem não somente da empresa como do homem que trabalha nela. As empresas são municiadas com ferramentas para se organizarem e buscarem sempre resultados melhores. Partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador isolado de competitividade, atua de forma ampla para reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos já existentes ou em fase de projeto, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos administrativos.

Utilizando-se do Kaizen, o Marketing pode tornar-se, muito mais do que já é, uma ciência onde a melhoria contínua pode gerar muitos diferenciais para as organizações, trazendo para todos os colaboradores uma das bases do Marketing, o estudo e a melhoria exigida pelo mercado para disponibilizar ao consumidor produtos cada vez melhores.

Ampliar as expectativas é algo muito comum, saber como alcançar os objetivos requer muitos estudos, Pesquisa e aplicação, cada ciência possui ferramentas específicas, traz consigo conceitos praticamente inalteráveis ao longo dos anos, mas com o Marketing não há espaço para parar no tempo, desde a elaboração de um planejamento, coleta de dados etc, pode-se perceber que seus conceitos podem estar sempre ligados ao princípio, mas evoluem como em nenhuma outra área, possibilitando a aplicação de conceitos como o Kaizen, oriundo da década de 1950 e que afirma que é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja na estrutura da empresa ou no indivíduo.

Sua metodologia traz resultados concretos, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, em um curto espaço de tempo e a um baixo custo (que, conseqüentemente, aumenta a lucratividade), apoiados na sinergia gerada por uma equipe reunida para alcançar metas estabelecidas pela direção da empresa.

Marketing é muito mais do que uma ciência, é uma Filosofia que deve ser tratada da maneira certa por seus profissionais, pois o mercado exige a melhoria contínua todos os dias e não há tempo para ser perdido com “achismos”.

Kaizen (改善) vêm do japonês e significa literalmente “melhoria contínua, gradual, na vida geral (pessoal, familiar, social e no trabalho)”.

Rafael Mauricio Menshhein
Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br

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