Advertisement

Responsive Advertisement

Sustentabilidade



A forte demanda por sustentabilidade na Construção Civil exige um novo olhar sobre todo o ciclo que envolve os processos produtivos, criando novos paradigmas, capazes de gerar qualidade de vida para toda a sociedade.

A questão da sustentabilidade é diretamente relacionada a custos: pensar sistemicamente no impacto econômico, social e ambiental das ações individuais ou coletivas é condição indispensável para “pagar as contas” de nossa condição de cidadãos que necessitam viver numa sociedade viável para todos, não somente para uma minoria. Estamos diante da necessidade de pensar sistemicamente: padrão ganha-ganha nas relações de negócios.

Porém, só será possível atingir esta consistente mudança de cultura a partir do trabalho amplo de mudança de atitudes, pautada no estímulo e desenvolvimento de novos valores essenciais, éticos e socioambientais.

Para tal, a educação, a capacitação e todos os meios que visem o desenvolvimento das pessoas na direção destes objetivos tornam-se ferramentas de maior importância dentro do contexto de transformação individual e coletiva.

Se pensarmos única e exclusivamente em mudar processos e não priorizarmos as pessoas como os principais agentes desta mudança, estaremos fadados ao fracasso.

Algumas ações são prioritárias e estratégicas:

• Promover conhecimento sobre os impactos ambientais da Construção Civil instrumentalizando os profissionais para uma visão crítica dentro das normas e legislações locais;

• Dar prioridade para aspectos relacionados à motivação das equipes, lembrando que o comprometimento é gerado a partir da identificação dos objetivos individuais com os objetivos da empresa;

• Capacitar líderes para a condução eficiente de equipes visando a solução de problemas relacionados à sustentabilidade e responsabilidade social.

• Aumentar a criticidade, visão sistêmica e raciocínio estratégico para tomadas de decisões (urgentes e programadas) implícitas ao gerenciamento ambiental nas construções.

Nenhum processo de mudança é simples e rápido, mas o correto planejamento de objetivos pautado em princípios sustentáveis e a integração de diversos setores da sociedade são soluções que não se restringem a promover melhorias de curto prazo.

A ANAB-Brasil promove por meio de seus cursos, estímulo e difusão do conhecimento e boas práticas na construção sustentável, mas, dá ênfase também ao desenvolvimento de gestores, visando a melhoria contínua de processos e a mudança de atitude frente às questões ambientais.

Cristina Maria G. Whyte Gailey – Psicóloga(PUC), especialista em Educação Ambiental (USP), coordenadora de qualidade do núcleo de educação da ANAB-Brasil.



Postar um comentário

0 Comentários