Advertisement

Responsive Advertisement

Número de vagas de estágio reduz 40% após nova lei

O número de vagas de estágio ofertadas para alunos do ensino médio e do ensino superior teve redução de 40% um mês depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a nova lei de estágio.
.
De acordo com o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), antes da sanção da nova lei, em 25 de setembro, o número de vagas oferecidas para estagiários era de 2.700 por semana. Após a nova regra, o número caiu para 1.500 vagas por semana.
.
Para o presidente da Abres (Associação Brasileira de Estágios), Seme Arone Júnior, a razão para a queda nas vagas é a falta de um tempo de adaptação para as empresas e para as instituições de ensino.
.
Segundo a Arone, nesse primeiro mês de novas regras as empresas e escolas deixaram de assinar contratos para se adequar às novas regras que incluem o limite de carga horária --de seis horas para alunos do ensino superior e quatro horas--, concessão obrigatória de bolsa-auxílio e o vale-transporte, além de limitar o período de estágio para no máximo dois anos.
.
Os alunos do ensino médio foram os mais prejudicados pela redução de vagas. Segundo levantamento do Abres, foram 40 mil estagiários do ensino médio demitidos no último mês, em todo o país. No ensino superior as demissões atingiram 20 mil alunos.
.
De acordo com o presidente do Nube, Carlos Henrique Mencaci, o mês de outubro já deve apresentar aumento no número de contratações, mas apenas em fevereiro e março de 2009 a contratação deve ser normalizada.
.
(BOL Notícias)

Postar um comentário

0 Comentários