Advertisement

Responsive Advertisement

DICAS Para Tratar as Objeções Dos Clientes

Retirado da E-zine VendaMais
.
O coração começa a bater descompassadamente. O suor frio brota por todos os poros. A garganta seca, a mente começa a buscar desesperadamente uma salvação. Essa é a situação pela qual passam os vendedores de sua loja que, já contando com o dinheiro da comissão, têm de responder a uma objeção do cliente.
.
Porém, é fácil evitar essas "cenas de filme de terror". É só treinar bem seus vendedores para responderem as principais dúvidas e objeções levantadas. Eles devem compreender que os clientes fazem objeções quando querem mais razões para comprar:
.
- "O produto é caro!" - Será que ele não quer dizer: "Me prove que o valor é excelente pelo que vou comprar".
.
- "Nunca ouvi falar nesta empresa" - Será que ele não quer dizer: "Quero comprar, mas preciso de mais segurança".
.
- "Estou cortando despesas. No momento, não pretendo comprar nada de novo" - Será que ele não quer dizer: "A menos que você me convença do contrário".
.
Uma técnica importante que você deve repassar durante o treinamento de seus vendedores é confirmar a objeção, repetindo-a com outras palavras e devolvendo-a sob a forma de uma pergunta, para saber exatamente o que está preocupando o cliente e de que maneira.
.
Dessa forma, é possível demonstrar que o vendedor quer encontrar as soluções, mostrando ao cliente que está interessado nele, além de ter mais tempo para pensar em como responder.
.
O principal é confirmar com outras palavras, apresentando um malefício da não-compra do produto e traduzir em uma pergunta: "Entendi. Então, na verdade, a senhora não deseja um calçado tão macio como este?!" ou "Então, não é um presente tão vistoso como este que a senhora pretendia dar?!".
.
No entanto, é preciso ter cuidado e nunca discutir com o cliente, pois ele pode estar na emoção do fechamento e o vendedor precisa ajudá-lo.
.
Veja agora alguns exemplos de respostas adequadas às objeções mais comuns em qualquer loja, elaboradas pelo especialista Cláudio Diogo, e que poderão ajudar bastante no treinamento de sua equipe:
http://www.vendamais.com.br/
.
1 - O cliente diz: "Está muito caro!"
O vendedor deve responder: "Dona Paula, a senhora diz que nossos preços são altos. Por favor, ajude-me, que outros pontos leva em consideração para decidir sobre compras para sua família, além do preço?"..
.
2 - O cliente diz: "Na loja X está mais barato!"
Outros vendedores também estarão visitando esse prospect, portanto capriche, seja diferente e autêntico, prepare previamente materiais (fôlderes e catálogos), antecipe as perguntas que irá fazer ao cliente e também esteja preparado para recebê-las.
.
3 - A cliente diz: "Tenho de falar com meu marido!"
O vendedor deve responder: "Qual seria a sua resposta, caso a decisão fosse apenas sua? Por quê?".
.
4 - O cliente diz: "Estou sem documento!"
O vendedor deve responder: "Que documento o senhor tem, neste momento, em mão".
.
Mais algumas dicas:
.
1 - Veja as resistências de maneira positiva, como uma ferramenta de vendas.
.
2 - Descubra com quais objeções você e seu colaboradores tem mais dificuldades de lidar e por quê.
.
3 - Monte estratégias para desarmar as objeções.
.
4 - Desenvolva uma filosofia de trabalho para lidar com as resistências mais comuns.Agora é só praticar! Mãos à obra!
.
E-zine Venda Mais

Postar um comentário

0 Comentários