Advertisement

Responsive Advertisement

Cultura de COACHING: A Sua Empresa Tem Uma?


Por Tadeu Alvarenga

O Coaching é uma das mais poderosas Ferramentas de Liderança e Gestão de Pessoas disponíveis hoje. Para que o Coaching alcance todo o seu potencial dentro da Organização, no entanto, se faz necessário verificar e trabalhar a compatibilidade entre a Cultura inerente à própria Organização e as práticas e pressupostos do Coaching.

Este trabalho de sintonia fina compreende o Desenvolvimento de uma Cultura de Coaching na Organização e tem, muitas vezes, o profissional de RH como seu principal Facilitador. Existem alguns elementos que permitem verificar o progresso da Empresa ou Organização em relação à implantação da Cultura de Coaching. Abaixo reuni alguns indicadores dentre aqueles que eu considero os mais importantes deste progresso:

- O Coaching é percebido pelo Coachee (o Líder ou colaborador que participa como Cliente do Processo de Coaching) como uma Oportunidade para o seu Desenvolvimento Profissional e Pessoal e, mais ainda, como um Investimento direto na Empresa nele.

- As Pessoas compreendem o conceito de Feedback e sabem utilizá-lo eficazmente como Ferramenta de Desenvolvimento Pessoal e Profissional – e não como arma.

- As Pessoas sabem iniciar, conduzir e finalizar discussões produtivas e Emocionalmente Inteligentes, além de Intelectualmente Competentes: sabem manter a objetividade ao longo do processo sem deixar, por exemplo, que emoções e/ou pré-julgamentos prejudiquem o seu raciocínio.

- O Coaching é percebido pelo Coachee como uma relação de parceria e de construção de Conhecimento, e não como uma relação unidirecional apenas, com caráter fiscalizador ou de mando.

- A necessidade de Superação contínua dos Limites por parte das Equipes e dos indivíduos é compreendida como uma Competência Organizacional Essencial e o Coaching, por sua vez, é percebido como uma parte Fundamental deste processo.

- Os Programas de Desenvolvimento de Líderes mantidos pela Organização efetivamente capacitam os Líderes na utilização das Práticas de Coaching mais relevantes para a sua Realidade Profissional.


A Lista acima não pretende ser de modo algum exaustiva, e existem, de fato, muitos outros tópicos que poderíamos acrescentar: estes poucos, no entanto, já são suficientes para nos dar uma idéia clara e objetiva do que pode significar para uma Organização o Desenvolvimento de uma Cultura que permita promover, alcançar e sustentar a Alta Performance dos Líderes e colaboradores.

Haveremos de retornar a este ponto em outras ocasiões, mas, por ora, basta frisar que, para que isto aconteça, o Primeiro Passo é sempre treinar os Gestores de RH nas Ferramentas e Práticas de Coaching, dentro de uma abordagem verdadeiramente Empresarial e Organizacional.

O profissional de Rh, por sua posição Estratégica, possui as condições e os Recursos necessários para conduzir o Desenvolvimento da Cultura de Coaching dentro da Empresa, desempenhando, assim, o papel de "Coach dos Coaches" dentro da Organização.


Tadeu Alvarenga é Palestrante, Consultor e Coach Empresarial. Médico com Pós-graduação em Medicina Ocupacional e Medicina Ortomolecular, especializado em Gestão do Stress e Qualidade de Vida. Coach com Formação em Integrative Coaching,
Fonte: Empreender para todos
Fonte da imagem: google imagens

Postar um comentário

0 Comentários