Advertisement

Responsive Advertisement

DEMISSÃO DA FORMIGA

Muitas vezes nos perguntamos o que está acontecendo no trabalho, em alguns casos temos a resposta, em outros não enxergamos onde a empresa deseja chegar. E você? Como funcionário motivado tenta descobrir?
.
Como muitos não tem o acesso ao nível gerencial. A alta cúpula da organização tende a se preocupar com o estratégico e muitas vezes se esquece de como vai implantar o planejamento, e não procura saber qual a opinião do setor que será mais atingido com as mudanças; não sabe onde deseja chegar; e mesmo com o planejamento se perde no meio do caminho.
.
Esses acontecimentos descritos acima se assemelham a sua realidade. Bem na fábula abaixo, podemos ver o exemplo de como decisões equivocadas podem levar as empresas a perder ou desmotivar bons funcionários.
.
“Todos os dias a FORMIGA chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. Era produtiva e feliz.
O gerente MARIMBONDO estranhou a FORMIGA trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada e colocou uma BARATA, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência como supervisora.
A primeira preocupação da BARATA foi a de padronizar o horário de entradae saída da FORMIGA.
Logo a BARATA precisou de uma secretaria para ajudar a preparar os relatórios, e contratou também uma ARANHA para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.
O MARIMBONDO ficou encantado com os relatórios da BARATA e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.
A BARATA então contratou uma MOSCA e comprou um computador com impressora colorida.Logo a FORMIGA produtiva e feliz, começou a lamentar-se de toda aquela movimentação de papéis e de reuniões...
O MARIMBONDO concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a FORMIGA produtiva e feliz trabalhava. O cargo foi dado a uma CIGARRA, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial.
A nova gestora CIGARRA logo precisou de um computador e de uma assistente (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a FORMIGA, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A CIGARRA então convenceu o gerente MARIMBONDO que era preciso fazer umestudo de clima. Mas o MARIMBONDO, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a FORMIGA trabalhava já não rendia como antes e assim contratou a CORUJA, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.
A CORUJA permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório com vários volumes que concluía: "Há muita gente nesta empresa".
O MARIMBONDO seguindo o conselho do relatório da CORUJA mandou demitir a FORMIGA porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.”
.
Você achou algo familiar, então procure se manter motivado. Trabalhe para que o planejamento da empresa gere resultados, mesmo que você não saiba onde ela deseja chegar. Ou seja, faça a sua parte, mas faça com profissionalismo.
.
E se a empresa não presta atenção em você, pode ser que você não esteja trabalhando de maneira a ser notado, reveja seus conceitos no trabalho. Mas, se sua função não é de importância para a organização, neste último caso, trate de refazer seu currículo, renovar seus contatos e partir para a busca de um novo emprego.
.
Senão você pode se tornar a formiga desmotivada e aborrecida.
.
Por Marcelo Cabral

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Caraca... O cara ainda diz que as formiguinhas têm que tirar a motivação nem que seja das. A meleca toda começou pela incompetência do Marimbondo e você, Marcelo Cabral, concorda com a demissão da formiguinha? Já sei... cansou de trabalhar e ou virou chefe ou, pior, virou consultor.