Advertisement

Responsive Advertisement

Você já fez teste de QI? E sua empresa, qual o QI?

Será possível determinar o nível de QI da sua empresa. A burrice é um fator histórico subestimado. Embora não exista nenhum estudo sobre o assunto, é fato que milhares de empresa já perderam muito dinheiro ou fecharam as portas por pura e simples burrice. Isso é trágico. Se você não sabe bem quanto sua empresa é burra ou inteligente, faça o teste abaixo.

.
As questões são básicas, mas no mínimo vão ajudá-lo a detectar se a empresa está no caminho certo ou não. Veja as possibilidades de resposta no quadro abaixo e some os pontos no final. Quanto mais alto for a pontuação mais inteligente é a maneira como se trabalha na organização.
Pontos
+ 3 é pura verdade
+ 2 é verdade na maioria das vezes
+ 1 é verdade, mas raramente
- 1 é mentira, mas raramente
- 2 é mentira na maioria das vezes
- 3 é sempre mentira


Questões

  1. Todos os funcionários sabem quem é o publico da empresa e também a melhor maneira de servi-lo?
  2. A empresa se preocupa em se manter atualizada e evoluir continuamente?
  3. A maioria dos funcionários está alerta às tendências do mercado e procura estudar o comportamento e as estratégias da concorrência?
  4. As pessoas têm acesso a todas as informações de que precisam para fazer o trabalho?
  5. Os métodos e procedimentos da empresa são reavaliados periodicamente. Se há alguma incerteza no ar, a empresa pensa duas vezes antes de agir?
  6. Para tomar decisões, as pessoas contam com um esquema que lhe permite analisar todas as possibilidades e escolher a melhor?
  7. Todos os fatores importantes são considerados, e só eles orientam as decisões?
  8. O processo de tomada de decisão reflete as melhores práticas. Ele é superconhecido e entendido por todos na empresa?
  9. As empresas levam adiante decisões controversas porque sabem como foram tomadas e como elas servirão à empresa.
  10. Os conflitos são resolvidos sempre tendo em vista os objetivos da empresa, e não os interesses de quem tem mais poder?

Resultados

Mais de 20. Parabéns. Como essa pontuação, sua empresa está entre as mais inteligentes do mercado. Ela te um estratégia bem-definida, sabe analisar tudo o que está a seu redor e tem agilidade na hora de tomar decisões.

Entre 12 e 20. Sua empresa tem tudo o que é preciso para superar a concorrência. Há mais inteligência nela do que em cerca de 85% do mercado brasileiro.

Entre -3 e 12. Ainda há muito o que melhorar. Sua empresa é apenas mediana e está na linha divisória entre as que fazem o trabalho com brilho e as que tendem a cometer tolices.

Entre -12 e -3. Perdões, mas sua empresa está abaixo da média. A chance de fazer burrada é considerável.

Menos de -12. As decisões nesse tipo de empresa são quase uma obra do acaso. Há muito pouco ou nenhum método. A liderança decepciona. Os funcionários estão perdidos. Lembre-se não convém subestimar a capacidade da burrice de enterrar empresas.


Fonte: The smart Organization, de David Matheson e Jim Matheson, editado pela Harvard Business School Press.

Postar um comentário

0 Comentários